Clínica do Gil o novo projeto da Fundação do Gil

A Fundação do Gil, dedicada ao apoio de crianças e jovens com fragilidades clínicas, sociais e psicoemocionais, inaugurou a Clínica do Gil.

Fundação do Gil
Clínica do Gil o novo projeto da Fundação do Gil - ®DR

A Fundação do Gil inaugurou a Clínica do Gil, com a missão de proporcionar cuidados de saúde mental infanto-juvenil, para bebés, crianças e jovens até aos 18 anos, num ambiente acolhedor e humanizado. Este novo espaço, dedicado à saúde mental e ao bem-estar, está aberto a todas as famílias, oferecendo serviços terapêuticos de alta qualidade.

Com uma equipa de profissionais altamente qualificados, este espaço inovador oferece uma vasta gama de serviços médicos e terapêuticos, incluindo:

  • Pedopsiquiatria
  • Psicologia Clínica
  • Avaliação Psicológica
  • Educação Especial / Acompanhamento Psicopedagógico
  • Terapia da Fala
  • Terapia Ocupacional
  • Terapia Familiar
  • Psicomotricidade / Reabilitação psicomotora
  • Arteterapia / Musicoterapia
  • Terapias de Bem Estar

A Fundação do Gil acredita que a saúde mental é um direito que deve ser acessível a todos, e por isso a Clínica do Gil é um espaço aberto a toda a comunidade, assente numa lógica de negócio social, com preços de mercado e preços sociais. Esta iniciativa surgiu da necessidade específica de dar resposta às crianças acolhidas pela Casa do Gil, a nossa casa de acolhimento, mas expandiu-se para servir a comunidade em geral.

A Clínica do Gil está aberta a todas as famílias, sem exceção. Os preços praticados são compatíveis com os valores de mercado, garantindo que o acesso aos cuidados de saúde não seja um privilégio, mas um direito. Convidamos todas as famílias a conhecerem a nossa clínica e a beneficiarem dos nossos serviços de excelência.

Este projeto nasceu de uma necessidade muito especifica de dar resposta às crianças da Casa do Gil, a nossa Casa de Acolhimento, mas enquanto estudávamos os relatórios da Organização Mundial de Saúde, percebemos que esta necessidade de apoio na área da saúde mental, não era um exclusivo das casas de acolhimento. De facto, 1 em cada 5 crianças apresentava (dados antes da pandemia) necessidades de apoio nesta área e apenas 20% recebia os cuidados necessários. Assim, percebemos que o projeto teria que ser aberto a toda a comunidade! Criámos assim, uma lógica de negócio social, para garantir a autossustentabilidade do projeto, com preços de mercado e com preços sociais. Assim, as famílias com mais recursos financeiros que optem por recorrer aos serviços da Clínica do Gil estão a garantir que famílias com menos recursos financeiros também possam obter os cuidados de saúde de que necessitam“, afirmou Patrícia Boura, Presidente Executiva da Fundação do Gil.

A Fundação do Gil conta com vários anos de experiência e um histórico de iniciativas bem-sucedidas, e pretende continuar a expandir os seus horizontes, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

aNOTÍCIA.pt