O certificado Green Key, atesta a preocupação do resort com a responsabilidade ambiental e social, destacando a operação sustentável do Penha Longa Resort, como exemplo de excelência no sector do turismo.
“Estamos muito orgulhosos com esta distinção que reflete o nosso compromisso contínuo em promover a sustentabilidade ambiental e social em todas as nossas operações,” afirma Oliver Key, diretor-geral do Penha Longa Resort. “Ser ‘verde’ é um esforço diário, transversal a todas as nossas equipas e é uma prática cada vez mais enraizada na nossa filosofia de trabalho. Ao escolherem o Penha Longa, os nossos hóspedes têm a garantia de escolher um hotel que se preocupa com o meio ambiente e com a comunidade em que está inserida.”
Têm sido várias as iniciativas e práticas adotadas que contribuem para a proteção do meio ambiente e do bem-estar dos hóspedes e funcionários. Exemplo disso são as obras de melhoramento de toda a área de chegada do staff ao hotel e a construção de uma área de convívio com mesas de piquenique e sombra; a instalação de equipamentos de corte de relva autónomos em relvados em redor do hotel, de forma a reduzir o ruído para os clientes, assim como a substituição de corta-relvas convencionais, a gasolina, pelos autónomos elétricos; a instalação de novos equipamentos de ar condicionado, com menos ruído e maior eficiência, nos quartos do hotel; a substituição das janelas dos quartos de forma a melhorar o isolamento acústico e térmico. As novas janelas têm vidros maiores permitindo mais luz natural e maior vista da paisagem envolvente.
O Certificado Green Key, programa internacional de certificação da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), implementado em Portugal pela ABAAE, vem reafirmar o papel de liderança do resort na promoção do turismo sustentável e responsável na região de Lisboa.
A lista dos galardoados 2024 encontra-se disponível e atualizada nos sites Green Key