Na estreia do Ciclismo de pista, na disciplina de Madison nos Jogos Olímpicos, a dupla portuguesa de ciclistas Rui Oliveira e Iúri Leitão, Leitão conquistaram, este sábado, a medalha de ouro, terminando a prova com 55 pontos, à frente da Itália, com 47 e da Dinamarca, com 41.
Esta foi a quarta medalha da Equipa Portugal em Paris 2024, a primeira de ouro, depois da prata de Pedro Pichardo (Atletismo, triplo salto) e de Iúri Leitão (Ciclismo de pista, Omnium), e do bronze de Patrícia Sampaio (Judo, -78 kg), e a 32.ª em toda a história olímpica de Portugal.
Na estreia lusa em provas masculinas de pista, Iúri Leitão e Rui Oliveira juntam-se a Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Nélson Oliveira e Pedro Pichardo, todos campeões olímpicos no atletismo.
Muito emocionado Rui Oliveira, após o final da competição dizia, “Eu não tenho palavras, só tenho orgulho de estar aqui e representar Portugal da melhor maneira. Tenho muito orgulho de ter feito esta corrida com o Iúri porque ele é o melhor na pista. Estejam connosco, imaginem o que podemos fazer com todos, todos, a apoiar-nos, não deixem esta onda cair!”
Também Iúri Leitão, o primeiro atleta português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos demonstrou a sua satisfação: “Estava confiante que conseguíamos fazer um bom resultado. Sabíamos que no final íamos ter um último cartucho para usar e sabíamos que fazendo desta forma não nos ia escapar o ouro. No Madison, temos de saber ler a prova, saber o que está a acontecer. Avisei o Rui que não estava no meu melhor dia, mas isto não é uma corrida de um, é uma corrida de dois, tive de ir buscar forças onde não as tinha porque não era justo deixá-lo ficar mal, e muito disto é por ele”.
Depois de cinco campeões olímpicos no atletismo, surge uma medalha de ouro e uma de prata , noutra modalidade, logo na primeira participação do ciclismo na vertente de pista.