Concerto no Coliseu dos Recreios assinala 10º Aniversário do Cante Alentejano Património da Humanidade

Um concerto especial em Lisboa, no Coliseu dos Recreios vai assinalar em novembro o 10º Aniversário do Cante Alentejano Património da Humanidade

Cante Alentejano
Concerto no Coliseu dos Recreios assinala 10º Aniversário do Cante Alentejano Património da Humanidade - ®DR

A celebrar uma década desde a inclusão do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO, a Câmara Municipal de Serpa e o Museu do Cante Alentejano irão realizar um concerto especial em Lisboa, no Coliseu dos Recreios, no dia 3 de novembro de 2024. Este evento promete ser uma vibrante homenagem a esta rica tradição musical alentejana.

No espetáculo, os 11 grupos corais de Serpa estarão acompanhados pela Orquestra Sinfónica, composta pela Banda Filarmónica e por músicos convidados. Juntos, irão oferecer uma experiência inesquecível, repleta de melodias e harmonias que há séculos ressoam nas vastas paisagens do Alentejo.

Esta apresentação singular proporciona a oportunidade de celebrar a diversidade e a vitalidade cultural do Cante, que permanece como uma expressão autêntica da alma da região até os dias atuais.

Sobre:

O cante alentejano é um género musical tradicional do Alentejo, Portugal. O cante nunca foi a única expressão de música tradicional no Alentejo, sendo aliás mais próprio do Baixo Alentejo que do Alto. Com o cante coexistiram sempre formas instrumentais de música com adaptação de peças entre os géneros.

A 27 de Novembro de 2014, durante a reunião do Comité em Paris, a UNESCO considerou o cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade.(fonte:Wikipedia)

aNOTÍCIA.pt