Rui Reininho, Jorge Romão e Tóli César Machado inauguraram esta terça-feira a exposição “GNR: Os primeiros 45 anos“, que já está patente ao público na Praça Central do Arrábida Shopping, em Gaia, e que conta a história de “uma tournée inesquecível pelos primeiros 45 anos de carreira dos GNR, uma das bandas mais icónicas da música portuguesa”.
Esta exposição reúne uma vasta coleção de objetos que traçam a história da banda, desde os seus primeiros passos até à atualidade. Entre as peças em exibição, destacam-se indumentárias usadas em concertos, prémios conquistados ao longo da carreira, instrumentos musicais e para além de outros artigos de coleções pertencentes a fãs e colaboradores. Os visitantes podem ainda apreciar fotografias que capturaram os momentos mais marcantes da trajetória dos GNR, incluindo atuações em palcos internacionais como Macau, EUA, Espanha e França.
A mostra pode ser visitada gratuitamente até dia 21 de outubro, no Piso 0, da Praça Central, do Arrábida Shopping, que convida todos os visitantes a participar numa viagem pela vida pessoal e profissional dos elementos de uma das bandas incontornáveis da história da música portuguesa desde o seu inicio.
Esta exposição, de entrada livre, é uma homenagem à “Pronúncia do Norte” e a tudo o que os GNR representam no panorama musical nacional e oferece um mergulho profundo em sucessos como “Dunas”, “Asas” e “Mais vale nunca”.
Para os fãs da banda, e tão ou mais importante que a exposição é o concerto gratuito com que os GNR vão presentear o seu público, no dia 27 de setembro, pelas 21.30 horas, no parque de estacionamento exterior do shopping.
A primeira parte ficará a cargo da banda vencedora do 1.0 concurso Arrábida Music, que desafiou bandas emergentes.
Ao longo dos 45 anos de vida, os GNR acumularam várias distinções, entre as quais o “Globo de Ouro Especial na categoria de Música”, a “Medalha de Mérito Cultural” – que foi entregue pelo Ministério da Cultura –, a “Medalha de Honra SPA” e a “Medalha de Honra da Cidade do Porto”, que também poderão ser admiradas nesta exposição.