Portugal vence a Escócia por 2-1 e passa a liderar o grupo

A Seleção de Portugal venceu esta noite a Escócia em jogo da segunda jornada da Liga das Nações com golos de Bruno Fernandes e de Ronaldo.

0
87
Portugal Escócia
Portugal vence a Escócia por 2-1 e passa a liderar o grupo - ©Luis Batista Ferreira

Três dias depois da vitória sobre a Croácia, por 2-1, a Seleção de Portugal voltou a entrar em campo, este domingo, para vencer a Escócia pelo mesmo resultado: 2-1

Portugal entrou a pressionar a Escócia e Bruno Fernandes falha por muito pouco a receção de um passe que o deixaria na cara do golo.

Aos 7’ a Escócia, aproxima-se da área de Portugal e por intermédio de Scott McTominay , que surge completamente sozinho ao segundo poste, nem teve que saltar para cabecear para o fundo das redes. A Escócia estava a vencer por 1-0.

Durante a primeira parte, Portugal, criou várias situações de perigo, mas sem eficácia. Primeiro foi Rafael Leão, que rematou com o pé esquerdo do lado esquerdo da área, depois de assistência de João Palhinha.

Um minuto depois, Diogo Jota, dentro da área escocesa, com a bola a sobrar para o avançado português, que rematou fraco. Seguiu-se um remate de Bernardo Silva, aos 11’  e aos 13’ Rafael Leão, mas deste resulta um canto a favor de Portugal.

Aos 16’ António Silva, cabeceia por cima, da baliza escocesa e seguiu-se Rafael Leão que fletiu da esquerda para o meio e, com espaço, atirou rasteiro ao primeiro poste para defesa de Gunn e logo de seguida Rafael Leão volta a rematar com o pé direito de fora da área. Assistência de Bernardo Silva.

Ao minuto 23, Portugal volta a cheirar o golo, com um remate de primeira de Diogo Jota que passou ligeiramente por cima.

Neste tempo todo a Escócia manteve-se afastada da área de Portugal, gastando tempo a mais na reposição da bola em jogo.

Aos 31’, esteve à vista o golo do empate, mas Angus Gunn defendeu com a ponta dos dedos mais um cabeceamento de Diogo Jota, que recebeu a bola de Bruno Fernandes. Também Nuno Mendes. com espaço no corredor central, o lateral-esquerdo não hesitou e atirou à baliza, mas viu o remate a rasar o poste.

Rafael Leão numa transição à entrada da área, atirou novamente rasteiro, outra vez a rasar o poste.

Chega o intervalo no Estádio da Luz, com a Escócia a vencer Portugal, com um golo de Scott McTominay, aos 7 minutos. De lá para cá, só deu Portugal, mas as tentativas têm esbarrado na muralha defensiva da Escócia ou saído ao lado.

No regresso ao relvado para a segunda parte, a Seleção de Portugal, entra com duas alterações na equipa. Cristiano Ronaldo rende Pedro Neto e Rúben Neves entra para o lugar de Palhinha.

A equipa das quinas continuou na corrida pelo golo do empate, e aos 54′, Bruno Fernandes no dia do 30.º aniversário e do jogo 600 na carreira, fez o golo do empate com um remate de fora da área que Gunn não conseguiu travar. Estava feito 1-1.

Um minuto depois, Cristiano Ronaldo  tenta o golo, mas a bola sai para canto. De novo Cristiano Ronaldo. Terceiro remate em 10 minutos em campo, este ligeiramente por cima.

Aos 60′, partida interrompida para que o árbitro Maurizio Mariani, seja assistido. O árbitro italiano chocou com um jogador da Escócia e teve de colocar gelo na zona da têmpora. Seis minutos depois McTominay remata com muita força, para uma defesa segura de Diogo Costa.
 
Aos 78′ Gunn defendeu uma grande jogada de João Félix e Ronaldo. O capitão português isola Félix, com um passe de calcanhar, mas o guarda-redes escocês, no um para um com Félix, defendeu o que seria um grande golo.
 
Félix de novo aos 83′ a cabecear para uma grande defesa de Gunn, após um cruzamento de Dalot. Na recarga, Ronaldo remata ao poste. Portugal insistiu, Bruno Fernandes cruzou e Ronaldo voltou a acertar no poste.
 
E Cristiano Ronaldo faz o golo da vantagem! 2-1 para a Seleção de Portugal. Cruzamento de Nuno Mendes pela esquerda, desviado por Diogo Jota e Ronaldo, ao segundo poste, a fazer o 2-1.
 

Termina o jogo na Luz, com a vitória da Seleção de Portugal, frente à Seleção da Escócia, por 2-0, Bruno Fernandes marca o primeiro golo de Portugal, no dia do seu 30º aniversário e Cristiano Ronaldo, faz o golo nº 901 da sua carreira. Portugal segue em frente com duas vitórias, seis pontos e quatro golos marcados.

aNOTÍCIA.pt