Força Aérea promove exercício de acidente com aeronaves, o MORSA – SATER 2024

O MORSA – SATER 2024 tem como finalidade o treino de procedimentos em ambiente marítimo e/ou terrestre em Operações de Busca e Salvamento

MORSA SATER
Força Aérea promove exercício de acidente com aeronaves, o MORSA – SATER 2024 - ®DR

A Força Aérea volta a promover um simulacro de resposta a acidente com meios aéreos. A decorrer em Viseu, o MORSA – SATER 2024 terá como cenário a queda de uma aeronave que motivará a ativação do Sistema de Busca e Salvamento Aéreo, uma responsabilidade da Força Aérea determinada no Decreto-Lei n.º 253/95 de 30 de setembro. 

O MORSA – SATER é um exercício que se realiza já desde 2001, duas vezes por ano, como resultado de um acordo de cooperação entre Portugal e Espanha para Operações de Busca e Salvamento Aéreo, onde são treinados procedimentos em ambiente marítimo e/ou terrestre, alternando a organização entre os dois países. O objetivo principal passa por aperfeiçoar a resposta a cenários de missões de Busca e Salvamento Aéreo, treinando a coordenação e interoperabilidade entre diferentes organizações dos dois países participantes, nas diferentes fases de planeamento, execução e apoio.

No exercício, que irá decorrer no dia 11 de setembro, vão participar meios aéreos nacionais e espanhóis, para além de equipas terrestres do Instituto Nacional de Emergência Médica, da Guarda Nacional Republicana e Bombeiros. A zona de operações para o simulacro está definida entre as latitudes 40º 20′ N e 40º 40′ N e as longitudes 008º 00′ W e 008º 30′ W, entre os concelhos de Santa Comba Dão e de Tondela.

aNOTÍCIA.pt