Em dia de vindimas a Adega de Palmela celebra o enoturismo

A Adega de Palmela assinalou a época das vindimas com "Um dia de Vindima na Adega de Palmela", um programa com visitas, provas e degustações.

Vindimas Adega de Palmela
Em dia de vindimas a Adega de Palmela celebra o enoturismo - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Desde a vinha até à Adega de Palmela, os participantes deste dia de vindimas, viveram experiências que foram desde o corte das uvas na vinha, a degustação da baga e grainha ao natural e a experiência da pisa a pé, da uva, e a prova da nova marca da adega, os vinhos “Cá Calharás” branco e rosé.

A receção aos visitantes começou na Adega de Palmela, com a entrega do Kit das vindimas, seguindo o grupo depois para a vinha, onde foram convidados a participar nas vindimas. Com tesouras e cestos, os participantes iniciaram a apanha dos cachos, que decorreu com grande animação e vontade de encher os cestos espalhados pela vinha.

Com os cestos já repletos, e para retemperar energias, chegou o memento de se desfrutar dos petiscos típicos da região de Palmela, como compotas, chouriço, queijo de azeitão, e a novidade da marca, o “Cá Calharás” branco e rosé. Durante todo o processo, desde o corte das uvas até à degustação dos produtos regionais, os convidados foram acompanhados pela melodia de um saxofonista, que criou um ambiente único e especial na vinha.

Após a ‘vindima’, o grupo dirigiu-se às instalações da Adega de Palmela, onde foi apresentado todo o processo de vinificação, desde a receção das uvas até ao vinho ser servido no copo. Todos os participantes tiveram a oportunidade de participar na tradicional pisa a pé das uvas, seguida de um almoço na Cave das Barricas, onde o vinho é armazenado com as condições ideais para aprimorar a sua qualidade e sabor.

Luís Silva, enólogo da Adega de Palmela explicou que “Este evento serve para explicar como funciona a Adega Cooperativa de Palmela. Esta Adega não tem vinhas, as vinhas são dos 300 associados. Por exemplo, esta vinha faz parte da Casa Agrícola Nunes Oliveira da Silva, da qual eu sou sócio-gerente. Este tipo de agricultura já faz parte da tradição, passa de geração em geração. Esta mancha verde são, aproximadamente 13,5 hectares de vinha e na verdade, são duas propriedades de vinha, que nós tivemos a felicidade de em 2017, as poder juntar, em que a parte de baixo era do meu bisavô e a parte de cima era do irmão do meu bisavô. Estas são histórias que se repetem a cada associado.”

“Importam muito experiências como esta, para aprendermos a valorizar mais o que está na base da sustentabilidade do ser humano: a agricultura, neste caso a viticultura”, referiu Teresa Grilo, responsável do Enoturismo da Adega de Palmela, e anfitriã dos eventos, com um talento especial para conduzir de forma poética e romântica a experiência de cada grupo na Adega de Palmela.

Em 2025, a Adega de Palmela, vai celebrar 70 anos de história, estando já está em preparação programas de comemoração, para esta efeméride, que pretende manter a entrega e dedicação que a caracteriza desde 1955.

A experiencia “Um dia de Vindima na Adega de Palmela” terá lugar todas as quartas-feiras do mês de setembro e as reservas devem ser feitas para o e-mail [email protected] ou contactar o (+351) 969 127 472.

aNOTÍCIA.pt