Ciclo de Cinema Os Homens do Presidente na Gulbenkian

A Gulbenkian acolhe até dezembro o ciclo de cinema Os Homens do Presidente. Este ciclo propõe uma reflexão sobre a democracia nos Estados Unidos

Os Homens do Presidente
Ciclo de Cinema Os Homens do Presidente na Gulbenkian - ®DR

Com curadoria de Pedro Mexia, o ciclo Os Homens do Presidente arranca no Grande Auditório e segue para o renovado Estúdio do CAM. A estreia acontece com o clássico de Frank Capra, Mr. Smith Goes to Washington (Peço a Palavra), o primeiro de oito filmes que a Fundação Gulbenkian irá exibir entre 6 de outubro e 22 de dezembro. A sessão inicial, no dia 6 de outubro, contará com uma conversa prévia entre o curador Pedro Mexia e a filósofa Maria Filomena Molder. Lançado em 1939, o filme é um retrato contundente sobre corrupção e integridade, protagonizado por James Stewart como um jovem senador idealista que desafia o sistema em Washington.

Com as próximas eleições norte-americanas no horizonte, o ciclo propõe uma reflexão sobre a democracia nos EUA, explorando o universo político e as dinâmicas do processo eleitoral e legislativo do país. Como destaca Pedro Mexia: “estando em causa tantas fraturas, internas e externas, a democracia americana enfrenta, a cada eleição, uma ocasião crítica.” , algo que “o cinema americano sempre tem acompanhado com interesse e vivacidade, entre o idealismo e o cinismo”.

O ciclo inclui ainda os seguintes filmes realizados entre as décadas de 1930 e 2010, que serão apresentados no Estúdio do Centro de Arte Moderna:

A corrupção do poder / All the king’s men (1949) de Robert Rossen, Um rosto na multidão / A face in the crowd (1957) de Elia Kazan, Point of order! (1964) de Emile de Antonio, Os candidatos / The best man (1964) de Franklin J. Schaffner, Os homens do presidente / All the president’s men (1976) de Alan J. Pakula, Eles vivem / They live (1988) de John Carpenter e Monrovia, indiana (2018) de Frederick Wiseman

aNOTÍCIA.pt