A plataforma Naval Multifuncional, designada por NRP Dom João II, obtida através do financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), teve hoje, 3 de outubro, o corte simbólico da primeira chapa e a tradicional colocação de uma moeda numa antepara, numa cerimónia que decorreu no Damen Shipyards Galati, na Roménia.
A cerimónia foi presidida pelo Diretor Comercial do Damen, Jan-Wim Dekker, e contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Melo, do Chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, Almirante Gouveia e Melo, entre outras entidades.
Num conceito revolucionário, concebido pela Marinha Portuguesa, esta plataforma terá as múltiplas funcionalidades, como é exemplo a vigilância, a experimentação, a investigação oceanográfica, incluindo o apoio à emergências e situações de catástrofe. Desta forma, terá laboratórios, postos de socorro médico e capacidade para movimentação de cargas e transporte e operação de drones aéreos, de superfície e subsuperfície.
Foi projetada para possuir um caráter modular, permitindo uma rápida adaptação conforme as tarefas a serem desenvolvidas e o local de atuação.
O contrato para a construção do futuro NRP Dom João II com o estaleiro DAMEN ocorreu no dia 24 de novembro de 2023 e está previsto que a plataforma entre ao serviço no segundo semestre de 2026.