Vindimas chegam ao fim com a ‘Adiafa’ na Quinta do Sampayo

A Quinta do Sampayo, recriou a “Adiafa”, a tradicional festa de encerramento das vindimas

Quinta do Sampayo Vindimas
Vindimas chegam ao fim com a 'Adiafa' na Quinta do Sampayo - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)
A Quinta do Sampayo celebrou o fim das vindimas, uma tradição vinícola da região do Cartaxo que reflete a cultura local e a alegria de encerrar um ano de trabalho árduo.
 

Foi uma festa aberta a toda a família, com muita música ao vivo, provas comentadas de vinhos, com o enólogo Marco Crespo; cinema apresentado pelo Rui Tendinha; e ainda, um Mercado de produtos alimentares, artesanato, mercado de roupa em segunda mão, e muitas outras atividades. A Quintinha do Sampayo, fez as delícias dos mais pequenos que se divertiram com as atividades, jogos e brincadeiras proporcionadas, num espaço onde a natureza e a diversão se encontraram em perfeita harmonia.

Também a gastronomia tradicional da região brilhou intensamente, refletindo a rica herança cultural que a caracteriza. As iguarias, cuidadosamente elaboradas pelos chefs Justa Nobre, Vitor Adão, João Correia e Miguel Silva, foram um dos principais destaques deste evento.

Cada prato servido era uma viagem pelos ingredientes locais, respeitando as receitas ancestrais e, ao mesmo tempo, trazendo inovações que surpreenderam até os paladares mais exigentes. Justa Nobre, conhecida pela sua paixão pela cozinha, apresentou a sua interpretação da típica feijoada á transmontana, realçando os sabores da terra com um toque contemporâneo. Vitor Adão, recriou vários tipos de hambúrgueres, alguns deles ‘vegan’, que evocavam memórias e aromas familiares.

Miguel Silva, da Varanda do Parque, destacou-se pela forma como incorporou elementos da cultura regional nas suas criações, fazendo com que cada garfada fosse uma celebração dos sabores da região. Os pratos, que variavam de petiscos a pratos principais, como o Arroz com Touro Bravo e o Torricado de Bacalhau, exalavam autenticidade, levando os convidados a uma autêntica e saborosa experiência gastronômica.

Por sua vez, João Correia, o chef que já esteve integrado em cozinhas de restaurantes famosos como a do Hotel Penha Longa em Sintra e do Ritz Carlton, em Barcelona, regressou às origens com o novo projeto OhQ2, impressionou com a sua Massada de Bacalhau, uma combinação audaciosa, que respeitava os produtos da nossa gastronomia.

Assim, a gastronomia tradicional da região não só marcou presença, mas também deixou uma marca indelével nos corações e paladares de todos os presentes, reafirmando a sua importância e relevância no panorama culinário atual.

Qualquer uma destas experiências foi uma boa oportunidade para provar os dois novos vinhos que a Quinta do Sampayo acaba de lançar no mercado. O Quinta do Sampayo Branco, colheita de 2023, que combina duas das características castas da região (Arinto e Fernão Pires), com notas de flor de laranjeira, pera e fruta de caroço. O tinto, também colheita de 2023, por sua vez, combina os lotes castelão, Syrah e Touriga nacional e é dotado de grande complexidade aromática com especiarias, tosta e fruta vermelha.

Houve ainda atividades com cavalos, como batismo equestre e passeios de charrete. No Mercado produtores e artesãos locais trouxeram os ser produtos agrícolas, artesanato e os doces, que não podiam faltar.  As Celestes, os Pampilhos e os Arrepiados, foram excelentes combinações para acompanhar o café. O Caricaturista ‘Caricas’ não teve mãos a medir, tantos eram os candidatos a uma caricatura para levar como recordação.

E como não há ‘Adiafa’ sem música, neste final das vindimas na Quinta do Sampayo, desfilaram bandas filarmónicas e ranchos folclóricos locais, e toda a tarde se dançou ao som de música escolhida pelo DJ Fernando Alvim.

A festa terminou com a música de Pedro Mafama, que pôs todos os presentes a cantar e a dançar. Para retemperar energias, depois da ‘dança’ não faltou o caldo verde e o pãozinho com chouriço.

Em jeito de encerramento desta festa das vindimas, muito apreciada por todos os que estiveram presentes, Ana Macedo, proprietária da Quinta do Sampayo revelou que embora o trabalho neste primeiro ano tenha sido muito duro, valeu a pena. Os vinhos já estão no mercado e a aceitação do público tem sido muito boa.

“O trabalho tem sido duro, tentar colocar o vinho no mercado. Andar a bater às portas dos restaurantes, distribuidores e afins para conseguirmos colocar o vinho no mercado. Graças a Deus o trabalho está a correr bem. Estamos a piscar o olho ao estrangeiro, o que eu achava que no primeiro ano nós não íamos conseguir fazer, mas graças à nossa equipa incrível, nós já estamos a conseguir fazê-lo, que é algo que me deixa profundamente feliz” referiu Ana Macedo acrescentando “Não escondo que acho que o trabalho daqui para frente ainda vai ser mais árduo. Mas vamos a isso, é um bom desafio. A aceitação do consumidor está a ser muito boa, muito positiva e muito unânime. Uma coisa que eu também não estava à espera. Lá está aquilo que me avisaram no princípio. Ia ser um ano de muito trabalho e muitos nãos. O primeiro ano devia ser assim e que eu não podia esmorecer. Depois, o que eu tenho a dizer, é que tenho muita sorte na minha equipa. O trabalho está a funcionar muito bem, as vindimas foram boas e estamos a ter uma ótima produção e avizinham-se uns vinhos da Quinta do Sampayo que UI! Vão ser fantásticos”.

Artigo relacionado:

Quinta do Sampayo abre as portas para uma grandiosa Festa das Vindimas