Em Almancil é possível degustar aquela que é considerada ‘a melhor picanha’ do Algarve

A picanha servida ao estilo brasileiro, a qualidade da carne, a preparação e a confeção é um dos ex-líbris do Figueiral em Almancil.

Almancil Picanha
Em Almancil é possível degustar aquela que é considerada ‘a melhor picanha’ do Algarve - ®DR

Eleita como um dos melhores pratos do mundo, em rankings de gastronomia, e um dos clássicos dos churrascos, a picanha ao estilo brasileiro é uma das iguarias que faz as delícias de quem visita o Restaurante Figueiral, em Almancil.

Considerada, por quem já provou, a ‘melhor picanha do Algarve’, nada como visitar este restaurante familiar com quase 40 anos de história, para degustar este e outros pratos especiais que o Figueiral, oferece.

 “O segredo está na qualidade da carne e da grelha. Para o mercado português, a picanha tem uma expressão muito forte e estamos convictos que, ao visitarem o nosso restaurante e optarem por este prato, irão ficar rendidos”, refere Ivan Gomes, proprietário do Restaurante Figueiral. A origem da Picanha é controversa e, embora haja registos desde os anos 50, foi a partir de 1970 que a Picanha começou, de facto, a se popularizar entre o grande público. Em 2023, foi considerado o segundo melhor prato na América do Sul e em 2024, foi eleito melhor prato do mundo pelo site especializado TasteAtlas. Este corte, tipicamente brasileiro, é retirado da alcatra e seu nome foi inspirado na vara usada para atiçar o boi, chamada, em espanhol, de ‘picaña’.

Eraldo Brandão, chef brasileiro responsável pela confeção da picanha no Figueiral revela que para que a carne seja servida na perfeição: “Um dos grandes truques de um bom corte de picanha, é movimentar a faca como um arco que tira o som do violino”!

Ao longo da sua existência, o Figueiral, localizado em Almancil, tem vindo a valorizar a diversidade e a qualidade do seu cardápio, oferecendo uma variedade de pratos sofisticados, para além da picanha, que agradam a diferentes paladares. Desde as opções de carnes, como o Peito de pato com molho de vinho do Porto; Tornedó com molho; Chateaubriand na pedra; Rossini à Figueiral, até aos pratos de peixe, como os de Robalo flamejado com Ricard e mostarda; Filetes de Linguado «au gratin» ou com banana flamejada com licor «Grand Marnier», o menu reflete uma combinação de tradição e inovação.

Além disso, o uso de ingredientes locais, como o pescado da costa algarvia, destaca o compromisso do restaurante com a frescura e a qualidade dos alimentos. Os molhos, como o de vinho do Porto e a mostarda, acrescentam um toque especial, elevando ainda mais as preparações.

Essas opções certamente proporcionam uma experiência gastronômica rica e memorável, permitindo que os clientes explorem diferentes sabores e texturas num ambiente acolhedor e pensado para agradar.

aNOTÍCIA.pt