O turismo do futuro deve ser inteligente, responsável e sustentável

A discussão pública para definir a estratégia e o rumo para o futuro do turismo para a próxima década teve a segunda sessão no Porto

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O turismo do futuro deve ser inteligente, responsável e sustentável - ®DR

A segunda sessão de discussão pública sobre a estratégia e o rumo para o futuro do turismo em Portugal na década 2025 – 2035 foi extremamente rica e participada, com a identificação de várias dimensões que o turismo em Portugal deve ter no futuro. Responsável e com efeito positivo nas pessoas, nas comunidades e nas empresas. Sustentável, de forma a que os impactes sobre o ambiente sejam positivos. Estes foram alguns dos caminhos apontados, na segunda conferência do ciclo “Estratégia de Turismo 2035: construir o turismo do futuro”, que ontem teve lugar na Alfândega do Porto.

A sessão contou com um conjunto variado de entidades ligadas ao turismo, bem como do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do Presidente da Câmara Municipal do Porto Rui Moreira, do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins e do Presidente da CCDR-N, António Cunha.

Foram inúmeros os contributos para a nova estratégia do turismo, muitas vezes colocados em forma de desafios a um setor fundamental para a economia portuguesa e que será, provavelmente, a maior indústria do mundo.

Desde logo ficaram desafios como o de aproveitar tanto quanto possível a tecnologia e a inteligência artificial, a sustentabilidade, a demografia, a gestão inteligente das cidades e dos territórios, a atração e fidelização de talento, o investimento em infraestruturas.

Mas também se apontaram aspetos pragmáticos que devem merecer atenção por parte de todos os operadores do setor, entre os quais, a importância de investir na formação e de continuar o trabalho que tem vindo a ser feito na qualificação das profissões turísticas e das respetivas condições laborais, valorizando os profissionais do turismo enquanto parte fundamental da experiência turística do destino Portugal.

A mobilidade foi, igualmente, um tema dominante no debate, considerado por quase todos como absolutamente crucial ao desenvolvimento sustentável do turismo. Desde a mobilidade intermunicipal e inter-regional, até à mobilidade ferroviária e aérea (incluindo um desafio para a aposta no aeroporto do Porto) foram várias as personalidades a dizer que é decisivo olhar para este aspeto no sentido de conseguirmos levar o turismo a todo o território.

Num cenário de constante transformação, discordou-se da pressão excessiva de turismo nas cidades, mas defendeu-se a adoção de estratégias eficazes para gerir o crescimento. Já estão em curso ações para promover um turismo sustentável, alicerçado em recursos estruturados e na cooperação entre todas as partes envolvidas: comunidades locais, comerciantes e turistas. O foco passa por novos mercados de valor, que impulsionem a qualidade da experiência turística, e pela capacitação contínua do setor, garantindo que o turismo contribua para o bem-estar de todos e que a sua convivência com os residentes seja equilibrada e harmoniosa.

A necessidade de avançar já para uma nova estratégia do turismo deve-se ao facto de os objetivos da ET27 estarem praticamente atingidos três anos antes do previsto, nomeadamente o valor de 27 mil milhões de receitas que, de acordo com as projeções, será atingido já em 2024.

Conferências regionais e sessões temáticas

Após Lisboa e Porto, o ciclo de conferências segue para outras cidades de norte a sul do país, incluindo arquipélagos. Évora (14 de outubro), Ponta Delgada (21 de outubro), Funchal (28 de outubro), Aveiro (11 de novembro) e Faro (25 de novembro). Este périplo nacional tem como objetivo garantir uma abordagem inclusiva, onde cada região possa expor as suas realidades e prioridades para o desenvolvimento turístico.

Além destas conferências regionais também serão organizadas várias sessões temáticas, nomeadamente sobre “comunidades locais”, “lideranças”, “ambiente/cultura”, “mercados e internacionalização”, “tecnologia/digital” e “emprego e formação”.

Turismo de Portugal apela à participação de todos

Para que todos possam participar na construção da estratégia do turismo e fazer com que a mesma seja o mais abrangente possível, o Turismo de Portugal criou a página https://participa-et2035.turismodeportugal.pt/TP_Forms/Estrategia para que todos possam enviar sugestões e comentários.

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