Inga Martin e Pedro Sousa: Dois Talentos, Uma Paixão – a Gastronomia

A paixão pela gastronomia é o fio condutor que une as histórias de Inga Martin e Pedro Sousa, dois chefs de cozinha portugueses

Inga Martin Pedro Sousa
Inga Martin e Pedro Sousa: Dois Talentos, Uma Paixão – a Gastronomia - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Inga Martin e Pedro Sousa representam a nova geração de chefs portugueses que, com paixão e dedicação, constroem um futuro que se adivinha promissor para a gastronomia nacional. Ambos, através da sua experiência, criatividade e talento, contribuem para a reinvenção da cozinha portuguesa, incorporando novas ideias e tendências, sem nunca esquecer as raízes e a tradição.

O (re)encontro destes dois talentos da gastronomia portuguesa dá-se no Jardim Sr. Lisboa numa série de jantares Pop Up, a quatro mãos, que irão decorrer a 31 de outubro, 1, 7, 8, 14 e 15 de novembro. Estivemos presentes no primeiro dos jantares Pop Up e, confessamos que houve pratos que francamente nos impressionaram de forma muito positiva.

Quem são Inga Martin e Pedro Sousa?

Inga, desde os 5 anos, que já demonstrava o seu amor pela cozinha, experimentando receitas e encantando os pais com bolos e pequenos-almoços caseiros. As suas raízes, com influências beirãs e africanas, moldaram a sua paixão por comida de tacho e por sabores autênticos.

O seu percurso profissional iniciou-se no serviço de sala, no prestigiado restaurante Ermitage, em Vale do Lobo, onde foi contagiada pela alta cozinha. A experiência marcou-a profundamente, despertando o desejo de se dedicar à arte culinária.

Após um estágio enriquecedor na pastelaria do Hotel Vila Joya, Inga trabalhou em diversos restaurantes no Algarve e em serviços de catering privados. Em Lisboa, criou o inovador conceito “Cone à Portuguesa”, e chefiou o premiado restaurante Champanheria Chill Out em Luanda.

De volta a Lisboa, Inga desenvolveu uma carreira versátil, atuando como chef, consultora de diversos restaurantes e food stylist. A sua paixão pela gastronomia levou-a a participar em eventos gastronómicos e a assumir a consultoria do restaurante da Ordem dos Médicos, no Porto. Em 2022, marcou uma nova etapa na sua carreira, assumindo a chefia executiva do extinto restaurante Go A Lisboa.

Pedro Sousa, nascido e criado numa aldeia da Beira Alta, também teve a sua paixão pela culinária despertada desde cedo, inspirado pela avó e pelos sabores da cozinha tradicional portuguesa.

A sua formação profissional iniciou-se na cidade natal, com um curso em Cozinha e Pastelaria, que lhe valeu um primeiro trabalho no Museu do Pão ainda na adolescência.

Após passar pelo Tivoli Coimbra e pela Escola de Hotelaria do Estoril, Pedro trabalhou como ajudante de pastelaria em Lisboa e no Algarve. Em 2014, regressou à capital, assumindo a posição de Chef de Eventos na Casa do Marquês.

Em 2015, ingressou na Champanheria do Largo como chef de cozinha, e em 2016, co-fundou o Great Tastings, organizando jantares vínicos que realçavam a qualidade dos vinhos portugueses.

O talento e a dedicação de Pedro foram reconhecidos em 2018, quando foi convidado a integrar a equipa do Cozinha Sr. Lisboa, um dos restaurantes de referência da capital. A sua paixão pela culinária levou-o a ser nomeado Chef Executivo do restaurante, cargo que ocupa com grande entusiasmo e profissionalismo.

Em 2020, Pedro abraçou um novo desafio, assumindo a liderança da equipa do restaurante Jardim Sr. Lisboa, onde reinventa a cozinha tradicional portuguesa com um toque moderno e arrojado.

Artigo relacionado:

Jardim Sr. Lisboa: O Primeiro Jantar Pop Up com sabores a quatro mãos