5 dicas para uma condução segura em dias de chuva

A importância dos pneus e de boas práticas para uma condução segura em condições meteorológicas adversas, especialmente em tempo de chuva.

condução segura com chuva
5 dicas para uma condução segura em dias de chuva - ®DR

Um estudo da Continental, empresa alemã especializada em pneus, mostrou que pneus novos podem expulsar até 30 litros de água por segundo a uma velocidade de 80 km/h, garantindo mais aderência e controle em condições de chuva. Contudo, à medida que a profundidade do piso dos pneus se desgasta e chega ao limite legal de 1,6 mm, essa capacidade de dispersão cai para cerca de 55%. Essa redução significativa compromete a segurança e o controle do veículo em estradas molhadas, aumentando o risco de acidentes. Não arrisque, pratique uma condução segura em condições adversas, especialmente em dias de chuva. 

“Quando conduzimos com chuva, além de reduzir a velocidade, é fundamental manter uma distância de segurança do veículo da frente. Numa estrada molhada, o condutor precisa de uma distância três vezes maior para travar em comparação com um pavimento seco”, explica Rafael Figueiredo, gerente de produto da Continental Pneus Portugal.

Para garantir uma condução segura em dias de chuva, a Continental lista cinco dicas essenciais que ajudam a evitar acidentes:

1. Cuidado com a aquaplanagem – Em situações de excesso de água na pista, o carro pode perder contato com o asfalto e deslizar. Se isso ocorrer, evite frear ou girar o volante bruscamente. Deixe o carro perder velocidade gradualmente até recuperar a aderência.

2. Reduza a velocidade – A água misturada com sujeira e óleo nas ruas aumenta o risco de derrapagens. Reduzindo a velocidade, você amplia a área de contato dos pneus com a pista, o que melhora a aderência e o controle.

3. Aumente a distância de segurança – Além de diminuir a velocidade, é essencial aumentar a distância em relação ao veículo à frente. Em condições de chuva, é preciso até três vezes mais distância para frear com segurança.

4. Verifique a profundidade do piso dos pneus – A profundidade do piso é um indicador fundamental de segurança. Em Portugal, o mínimo legal para troca de pneus é 1,6 mm, mas a partir de 3 mm o desempenho dos pneus em dias de chuva já começa a diminuir, exigindo atenção redobrada.

5. Verifique pressão, alinhamento e equilibragem – Manter a pressão correta dos pneus, assim como o alinhamento e o balanceamento, é essencial para garantir aderência e uma drenagem eficaz da água entre o pneu e o asfalto.

Com essas dicas, a Continental reforça a importância de cuidados simples que fazem a diferença na segurança ao conduzir em condições adversas, especialmente na chuva.

Pode obter mais informações e dicas sobre como conduzir com chuva, em https://www.continental-tires.com/pt/pt/b2c/tire-knowledge/driving-in-heavy-rain/

aNOTÍCIA.pt