Rota dos Vinhos do Alentejo celebra a tradição e dedica o mês de novembro ao Vinho de Talha

A Rota dos Vinhos do Alentejo dedica o mês de novembro ao Vinho de Talha embora, em dezembro, vá também haver provas dedicadas a esta tradição ancestral

0
35
Vinho de Talha
Rota dos Vinhos do Alentejo celebra a tradição e dedica o mês de novembro ao Vinho de Talha - ®DR

Durante o mês de novembro, a Rota dos Vinhos do Alentejo, convida o público a descobrir o mundo único do Vinho de Talha. Esta celebração destaca uma tradição milenar que remonta ao tempo dos romanos e dá vida a um vinho carregado de autenticidade e história. Diariamente, os visitantes poderão participar em provas exclusivas de vinhos produzidos pelo método ancestral de fermentação em talhas de barro – ânforas que permitem ao vinho expressar os sabores e aromas intensos do terroir alentejano.

As provas, que começaram esta segunda feira, dia 4 de novembro, foram inauguradas com a participação da Adega de Borba e da Honrado Vineyards, da Vidigueira. A Adega de Borba levou vinhos brancos e tintos de castas como Rabo de Ovelha, Tamarez, Roupeiro, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouschet, enquanto a Honrado Vineyards apresentou vinhos rosé e tintos com castas Alfrocheiro, Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet.

Ao longo do mês, outros produtores alentejanos juntam-se a esta iniciativa, incluindo Abegoaria Wines, Talha de Frades, Adega Cananó, Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, Espaço Rural, Esporão, Adega Cartuxa, Gerações da Talha, Herdade dos Outeiros Altos, Hillvalley Limited, PL Wines, Adega das Flores e Adega Marel. Graças à forte adesão dos produtores, o programa de degustações será estendido até dezembro, permitindo que mais visitantes tenham a oportunidade de apreciar, num único local, a autenticidade do Vinho de Talha.

Vale lembrar que a produção de Vinho de Talha é uma arte introduzida no Alentejo há mais de dois mil anos. A técnica, que consiste em deixar as uvas fermentarem espontaneamente em grandes ânforas de barro, cria uma ligação harmoniosa entre a terra e a tradição, dando ao vinho uma personalidade única. Este método, preservado ao longo dos séculos, é mais do que uma forma de produção; é uma celebração do património cultural e do ADN do Alentejo, onde cada talha conta uma história e cada vinho reflete a alma da região.

A Rota dos Vinhos do Alentejo situa-se na R. Cinco de Outubro nº 88, 7000-854 Évora. O preço por prova é de 5€ por pessoa, devendo as reservas ser efetuadas em [email protected] ou através dos contactos telefónicos (+351) 266 746 498 // 266 746 609.

aNOTÍCIA.pt