Tutto Passa menos a vontade de voltar!

O Tutto Passa, é o novo restaurante italiano de Lisboa, que combina os sabores frescos de Itália com uma vista soberba sobre o Tejo.

Tutto Passa
Tutto Passa menos a vontade de voltar! - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Visitamos o Tutto Passa, à hora do almoço, de um dia de sol outonal, que fazia as águas do Tejo brilhar. Fomos recebidos pelo Chef Manuel Seromenho Águas, chef executivo do italianíssimo Tutto Passa, e por Joana Trindade, uma das proprietárias. O ambiente decorado com motivos marítimos, com um toque fresco e informal transportou-nos imediatamente para um qualquer restaurante napolitano, à beira-mar.

Com uma vasta experiência na restauração e vários restaurantes de sucesso, como o Espada e Taquerias, Joana Trindade e Pedro Neto Rebelo, abriram as portas do Tutto Passa, com o propósito de oferecer uma experiência inesquecível, seja pela qualidade dos pratos ou pelo cenário envolvente, mas também desafiados pelo jovem chef Manuel Seromenho Águas, já chef executivo dos outros restaurantes do grupo.

Instalado no último piso do LACS Conde de Óbidos, o Tutto Passa é o destino ideal para quem aprecia a autêntica culinária italiana. O menu apresenta uma seleção irresistível de pratos, confecionados com ingredientes frescos e carregados de sabor que refletem a verdadeira gastronomia que as avós italianas cozinham para as suas famílias. O ambiente acolhedor e a hospitalidade de toda a equipa completam a experiência, fazendo com que esta visita seja inesquecível. As massas artesanais e os molhos são um destaque à parte, oferecendo um sabor e um aconchego únicos – perfeitos para qualquer ocasião!

Como bons apreciadores da cozinha italiana, que somos, desafiámos o chef Manel, a decidir os pratos que iriamos degustar. E assim foi!

A nossa experiência começou com o clássico Provolone gratinado, acompanhado por grissinis caseiros feitos de massa de pizza, confecionados ​​num forno tradicional napolitano instalada ao lado da cozinha, que confere um toque italiano ao ambiente. Logo depois, chegaram as bruschettas: uma combinação fresca de tomate, manjericão e cebola branca sobre um pão de fermentação lenta, onde se destacava a leveza e a frescura dos ingredientes, que se harmonizam perfeitamente para trazer o sabor autêntico da Itália.

Seguiu-se um delicioso Ragú de novilho desfiado e um cremoso Rigatoni Al Pesto com pinhões torrados e burrata fior di latte. Para terminar em beleza, não podia faltar uma Pizze, e foi assim que nos chegou à mesa a Tutto Passa, numa clara alusão ao nome do restaurante. A Tutto Passa é uma pizza estrategicamente dividida em quatro fatias, para que cada fatia possa representar uma estação… ou outra pizza. Assim, temos uma fatia da pizza Diavola (molho de tomate, mozzarella fior di latte e salame ventricina, portanto picante), uma fatia da pizza Prosciutto e Funghi (molho de tomate, mozzarella fior di latte, cogumelos portobello e fiambre), uma fatia da pizza Ortolana (mozzarella fior di latte, curgete, cogumelos portobello, rúcula e pesto verde) e uma fatia da pizza Tartufo (mozzarella fior di latte, gorgonzola e trufa). Convém salientar que todas as pizzas são confecionadas no forno tradicional napolitano, com uma mistura das farinhas especialmente desenvolvida, de forma que as massas das pizzas tenham a máxima qualidade. E isso, efetivamente, nota-se, à primeira dentada.

Para terminar, deliciamo-nos com uma Panacotta, Pistacchio e Frutti di Bosco, que nos deixou com vontade de pedir mais, se conseguíssemos comer mais, o que não era o caso. O café rematou uma refeição que considerámos TOP.

O menu do Tutto Passa, oferece ainda outras opções bem interessantes, como o Ravioli al Tartufo e o Gnocchi Al Gorgonzola. Os apaixonados por carne não vão resistir à tradicional Bistecca alla Fiorentina, ou à Cotoletta de porco panada, enquanto os fãs de marisco se podem deliciar com o Risotto al Gambere. Nas sobremesas, além do Tiramisú, destaca-se o Biscotto Affogato, uma combinação de creme de mascarpone, Nutella, areia de biscoito, gelado de baunilha e café, e a mais icónica sobremesa italiana: o Tiramisú.

Mas o Tutto Passa, não é apenas um lugar para saborear as delícias da culinária, mas também um destino para os amantes de coquetéis e boa música. A seleção de drinques, elaborada com ingredientes que evocam os sabores da Itália, promete agradar aos paladares mais exigentes. O Gin Basil Smash, por exemplo, destaca-se como uma excelente opção para abrir o apetite, enquanto o clássico Bellini combina perfeitamente com a atmosfera romântica do rooftop, especialmente ao entardecer.

Além dos coquetéis, a carta de vinhos oferece rótulos de excelência, como os da renomada Bottega, proporcionando uma experiência completa para quem aprecia um bom vinho.

A programação musical do Tutto Passa promete ser um atrativo à parte, com festas na última sexta-feira do mês, nas quais a animação fica por conta de DJs convidados. O rooftop, com sua vista deslumbrante, convida os visitantes a deixarem-se levar pela música e pela dança, especialmente durante as festas mensais.

Ao longo do ano, o Tutto Passa, também irá promover eventos pop-up, pensados para complementar a experiência social do espaço, que já é conhecida por seu clima descontraído e envolvente.

Em resumo, o Tutto Passa promete marcar o cenário gastronómico de Lisboa como um destino obrigatório para quem procura boa cozinha, ambiente acolhedor e noites animadas. Seja para um jantar descontraído ou uma noite de festa, este é um lugar onde a experiência italiana é celebrada a cada sabor, brinde e momento partilhado.

aNOTÍCIA.pt