As regiões do Centro de Portugal, Porto e Norte de Portugal, e a espanhola Castela e Leão compartilham um vasto potencial para promoverem-se de forma conjunta como um destino único em várias áreas. Essa foi uma das principais conclusões do evento “Atravessando a Raia: Sabores da Fronteira”, que reuniu líderes das três regiões em Miranda do Douro, na fronteira com Castela e Leão.
De 9 de novembro até 9 de dezembro, 40 restaurantes selecionados dessas regiões – localizados nos distritos portugueses da Guarda e Bragança e nas províncias espanholas de Salamanca e Zamora – convidam o público a saborear menus especiais, com pratos tradicionais inspirados em receitas antigas da fronteira, harmonizados com vinhos locais das denominações de origem Arribes, Douro, Beira Interior e Trás-os-Montes.
No lado português, restaurantes de Figueira de Castelo Rodrigo, Escalhão, Almeida e Vilar Formoso, acostumados a receber visitantes espanhóis em busca de uma experiência gastronómica autêntica, estão entre os participantes deste evento.
Neste ano, a iniciativa é coordenada pela Junta de Castela e Leão, mas a organização será rotativa nos próximos anos: em 2025, ficará a cargo do Porto e Norte de Portugal, e em 2026, do Centro de Portugal. Esta colaboração anual reforça o compromisso das regiões em promoverem suas culturas e sabores da raia como uma só fronteira, oferecendo uma experiência gastronómica rica em tradição e conexão cultural.