Pedro Varela, reconhecido por A Canção de Lisboa, está de regresso ao grande ecrã com VIDRO FUMÊ, um thriller intenso filmado no Rio de Janeiro que aborda a violência contra as mulheres. O enredo liga duas realidades distintas, explorando temas sociais e raciais inspirados por um caso real ocorrido no Brasil em 2013. O filme estreia em Portugal no dia 21 de novembro.
Em VIDRO FUMÊ, acompanhamos Mary (interpretada por Ellie Bamber de Animais Noturnos), uma jovem americana que, ao se mudar para o Rio, é subitamente sequestrada junto ao namorado. A experiência traumática mergulha Mary numa luta interna para retomar o controle da sua vida numa sociedade que muitas vezes ignora a violência contra as mulheres.
Paralelamente, o filme apresenta a história de Miriam (Mari de Oliveira, de Mate-me Por Favor), uma ativista social que enfrenta o assédio constante de Azevedo, um político corrupto que se tenta promover à custa do trabalho de Miriam.
Pedro Varela descreve VIDRO FUMÊ como “um filme-processo”, criado para dissecar a complexidade de um crime e expor a urgência de combater um problema estrutural que afeta milhões de mulheres no mundo.
Rodado no Rio de Janeiro, o trabalho visual de ‘VIDRO FUMÊ’ traz ao filme uma intensidade palpável e intensa, capaz de não só contar uma história poderosa como de criar um veículo para a reflexão social. Depois de estrear no Brasil em abril, VIDRO FUMÊ chega agora ao público português.