Rossio Gastrobar apresenta pato, entrecôte, cogumelos e camarão tigre no novo menu pensado para os dias frios

Novo menu do Rossio Gastrobar, propõe pato, entrecôte, cogumelos e camarão tigre para os dias frios saudando lisboa com cocktails de autor

0
82
Novo menu Rossio Gastrobar
Rossio Gastrobar apresenta pato, entrecôte, cogumelos e camarão tigre no novo menu pensado para os dias frios - ®DR

O novo menu do Rossio Gastrobar vestiu-se a rigor para as estações frias e mantém a sazonalidade do produto como objetivo central. O chef João Correia propõe ligações entre mar e terra, sabores reconfortantes e interpretações de clássicos como pato com espargos, aipo e trufa, numa carta descontraída, mas muito séria e focada no sabor. No bar, Flavi Andrade prepara cocktails de autor ideais para harmonizar com os pratos do novo menu do Rossio Gastrobar, num trio perfeito que combina cozinha, bar e vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa.

Localizado numa das zonas mais privilegiadas de Lisboa, com vista panorâmica sobre a Praça e Estação do Rossio, Castelo de São Jorge e o rio Tejo, o Rossio Gastrobar convida a momentos descontraídos enquanto desfruta do novo menu proposto pelo chef João Correia e da bar manager Flavi Andrade.

“No Rossio Gastrobar procuramos oferecer propostas que enalteçam a nobreza de cada produto, focadas nos ingredientes da estação e na sua disponibilidade diária, garantindo uma frescura e qualidade máxima, com uma carta que tem tanto de descontraída como de séria, que privilegia combinações que enriqueçam os sabores e possam surpreender os nossos clientes. Queremos que quem venha ao Rossio Gastrobar leve na memória um sabor único que torne especial a sua passagem pelo nosso espaço”, refere o chef João Correia.

A carta de outono/inverno traz consigo nos habituais snacks um pastel de massa tenra de formas elegantes e sabor intenso onde o vitelão se encontra com cogumelos da época ou uma tartelete onde os cogumelos assumem o papel principal e são servidos com um doce pickle de limão. As ligações entre terra e mar fazem-se numa bowl que junta ovos, camarão e foie gras com amêndoas marinadas. Outras das novidades são a tarte folhada 100% vegetal que dá uma nova vida à palavra ratatouille e o “cubano”, uma surpresa para o palato, fresco, picante, doce e torrado, tudo ao mesmo tempo, numa sanduíche de porco, coleslaw fermentado e queijo derretido. Nos principais, o arroz de forno está de regresso, desta vez com osso buco, ao lado de outras sugestões como a massada de tigre para partilhar, ou clássicos como o pato, aipo, espargos e trufa ou o entrecôte grelhado 300g, molho de pimentas, agrião e batata frita. Da lota, chega o peixe do dia, servido com arroz de algas e bivalves e, nas sobremesas, o destaque vai para a tarte de noz pecan com gelado de aguardente e fava tonka. Para os paladares mais tradicionais, o bolo de cenoura e creme de queijo ou o chocolate e frutos vermelhos são ideias para finalizar a refeição.

O Rossio Gastrobar, no topo do Altis Avenida Hotel, junto à Avenida da Liberdade, oferece uma cozinha aberta o dia todo, permitindo almoços tardios, jantares antecipados e opções para petiscar à tarde. Sob a assinatura de Flavi Andrade, o bar apresenta 13 cocktails de autor que complementam os pratos e convidam a momentos de descontração enquanto se aprecia a vista da cidade.

Flavi Andrade, eleita a melhor barmaid de Portugal em 2024 pelo Lisbon Bar Show, dedica seus cocktails à cidade de Lisboa e suas memórias. Entre suas criações destaca-se o “Cacilheiro”, um elegante cocktail feito com Matusalem Gran Reserva, Ginja Espinheira, Carcavelos e Bitter King. Este drink é ideal para a sobremesa ou como welcome drink, e traz uma narrativa própria que explora a relação da ginja com Lisboa, além de homenagear o vinho de Carcavelos, uma raridade da região de Cascais e Oeiras.

Como novidade fora da carta, Flavi Andrade apresenta a novidade “Ah, Ah, Ah, Ah Stayin’ a Wine” que inclui vinhos como Palhete XXVI Talhas e Mestre Daniel Tinto, além do gin Tanqueray Ten e o Licor Singeverga. Servido num copo de barro negro, tradicionalmente cozido debaixo de terra, o vinho é extraído diretamente de uma talha de 15 litros, exposta no Rossio Gastrobar. O Licor Singeverga, feito artesanalmente por monges do Mosteiro de Singeverga em Santo Tirso, adiciona um toque histórico à experiência.

“O nosso bar também está aberto todo o dia, com sugestões adequadas a qualquer hora, sejam para harmonizar os pratos ou para desfrutar de uma bebida diferente. Além da criatividade, acredito que o facto de trabalharmos com ingredientes de qualidade faz a diferença e torna os cocktails ainda mais especiais. Servimos muito mais do que uma combinação de bebidas. Servimos tradição, vestígios da cultura portuguesa, com ingredientes cuidadosamente selecionados”, comenta Flavi Andrade, acrescentando: “No Rossio Gastrobar desenvolvemos um trabalho conjunto entre cozinha e bar, de forma as que as propostas sejam complementares, quer o cliente procure o pairing para o prato ou queira escolher algo para comer que acompanhe a sua bebida favorita. Somos um gastrobar e isso permite-nos ter uma oferta diferenciada e descontraída, mas com a garantia de um serviço e qualidade premium”.

O Rossio Gastrobar está aberto das 12h30 às 00h00, de quarta-feira a domingo, com o convite especial para apreciar a cidade de Lisboa enquanto se senta à mesa.

aNOTÍCIA.pt