Equipa portuguesa feminina de kata conquista a Medalha de Prata no Campeonato do Mundo

A Equipa portuguesa feminina de kata sagrou-se vice-campeã do Mundo, hoje em Pamplona – Espanha, ao vencer o Japão

Kata Medalha de Prata
Equipa portuguesa feminina de kata conquista a Medalha de Prata no Campeonato do Mundo - ®DR

Um momento histórico para a o Karaté português. A Equipa portuguesa feminina de kata constituída pelas atletas Maísa Caridade, Ana Cruz, Natália Fernandes e Beatriz Portal conquistou a Medalha de Prata no Campeonato do Mundo de Seleções Nacionais por Equipas, depois de terem enfrentado a equipa do Japão na final que hoje decorreu ao início da tarde, em Pamplona, Espanha.

O percurso da equipa nacional de Kata, que culminou com a conquista da medalha de prata, começou esta sexta-feira de manhã ao vencer a França  (39,60 contra 38,80) , Marrocos (39,90 para 38,20) e Filipinas (39,40 para 37,50). A equipa perdeu contra Japão com uma pontuação de 40,60 contra 41,40, ficando em segundo lugar na fase de grupos. Mas a equipa portuguesa acabou por ser apurada para os quartos de final com 3 vitórias e 1 derrota. Na sexta-feira da parte da tarde, a competição continuava com a equipa portuguesa a enfrentar o Egito nos quartos de final e saindo vitoriosa após um empate nas notas 41,00 (Paiku – Portugal) contra 41,00 (Gojushiho sho – Egito), passando assim às semifinais. No sábado, no período da tarde, A equipa portuguesa faz história ao apurar-se para as finais da primeira copa do mundo após vencer Itália com uma pontuação de 41,70 (Anan Dai) contra 40,90 (Anan Dai).

O 1° Campeonato do Mundo de Seleções Nacionais por Equipas decorreu em Pamplona – Espanha de 22 a 24 de Novembro 2024.

Sobre:

A Kata é uma disciplina técnica do Karaté onde se realizam demonstrações de formas que consistem numa série de movimentos ofensivos e defensivos visando um oponente virtual.

Os karatecas apresentam-se no tatami, com cinto azul ou vermelho e são avaliados por cinco árbitros. Estes decidem qual o atleta que melhor cumpriu os critérios de conformidade, prestação técnica e prestação atlética.

Os árbitros têm duas bandeiras, uma vermelha e outra azul e no final da prova, através das bandeiras (azul ou vermelha) sinalizam qual deverá ser o vencedor.(Fonte RTP)

aNOTÍCIA.pt