O Terroir que se mudou recentemente para a movimentada zona do Marquês de Pombal, está agora também aberto para almoços. De terça a sexta-feira, os amantes da boa mesa podem desfrutar de uma experiência culinária diferenciada durante o dia. O conceito do restaurante aposta na fusão da tradição da cozinha portuguesa com influências internacionais, destacando-se pela seleção criteriosa de ingredientes de alta qualidade.
Este “atelier gastronómico” no coração da capital portuguesa, recomendado pelo Guia MICHELIN 2023/2024, é fruto do sonho dos proprietários, Inês Santos e Erik Ibrahim, e tem o chef Guilherme Sousa ao leme da cozinha. Tanto os menus de degustação surpresa, servidos ao jantar e agora também ao almoço, como o novo menu exclusivo para almoço – que tem um valor de 27,50 euros e inclui uma entrada, um prato principal de peixe ou carne e uma sobremesa – foram idealizados pelo jovem chef.
“Desde o início, o Terroir procurou ser um reflexo da nossa paixão pela gastronomia e pelo vinho. Com a nossa recente mudança de morada, da Baixa de Lisboa para o Marquês de Pombal, e da expansão, que decorreu em julho deste ano, sentimos que era a altura certa para diversificar a nossa oferta e abrir também para almoços. Esta mudança permite-nos não só servir uma maior variedade de pratos, como também oferecer uma experiência ainda mais completa aos nossos clientes. A nossa missão continua a ser a de proporcionar um ambiente acolhedor e uma cozinha de excelência, baseada nos melhores produtos nacionais e na harmonização perfeita com vinhos que respeitam as nossas raízes e tradições.”, afirma Erik Ibrahim, proprietário do restaurante.
“A cozinha do Terroir, centrada nos produtos portugueses e na sazonalidade, agora também ao almoço, surpreende os clientes com um menu em constante mudança, oferecendo uma experiência única com uma mistura de sabores autênticos e técnicas inovadoras.”, acrescenta o chef Guilherme Sousa.
Com uma carta de vinhos assinada pela sommelier Magda Martins, o Terroir oferece uma seleção de referências de várias regiões de Portugal, harmonizando na perfeição com os pratos do chef. A decoração do espaço, também idealizada por Magda Martins, reflete o conceito do restaurante e inspira-se no próprio nome, apresentando elementos que evocam o mundo do vinho, como as nuvens que representam o clima, o chão escuro que remete à terra, os troncos que simbolizam a vinha e as figuras alusivas à filoxera, a praga que devastou as vinhas na Europa no século XIX.
A equipa dedicada e experiente do Terroir proporciona uma experiência gastronómica exclusiva e um serviço de qualidade superior, fazendo do restaurante uma paragem obrigatória na capital portuguesa.
Sobre o chef Guilherme Sousa
Nascido em novembro de 1994, em Lisboa, o chef Guilherme Sousa lidera a equipa de cozinha do Terroir com toda a sua astúcia, simpatia, criatividade e experiência. Durante o seu percurso já passou por espaços como o Ocean**, Fortaleza do Guincho* e Fifty Seconds by Martín Berasategui*. Viu no Terroir o solo perfeito para conceber o nascimento da sua cozinha, onde pode expressar a sua identidade e ideologia. Para Guilherme, a cozinha baseia-se em sentimentos como simplicidade e bom produto. O chef desafia os clientes a conhecer os produtos nacionais, trabalhados com as técnicas de cozinha do mundo.