“Ensaio Histórico sobre a Revolução do 25 de Abril” de José Medeiros Ferreira, reeditado passados 40 anos

Reedição do ensaio histórico sobre "A Revolução do 25 de Abril", de José Medeiros Ferreira é apresentada na Livraria Lello

José Medeiros Ferreira
"Ensaio Histórico sobre a Revolução do 25 de Abril" de José Medeiros Ferreira, reeditado passados 40 anos - ®DR

40 anos depois do lançamento do pioneiro “Ensaio Histórico sobre a Revolução do 25 de Abril”, de José Medeiros Ferreira (1942-2014), a obra foi, este ano, reeditada e chegará, em formato de debate, à Livraria Mais Bonita do Mundo. Um livro que relata a Revolução dos Cravos, pelo olhar de quem a acompanhou.

A presente edição distingue-se pela seleção de fotografias a cores e a preto e branco do 25 de Abril, do 1º de Maio de 1974 e de outros momentos da Revolução, da autoria de Jorge da Silva Horta. A nova edição conta, ainda, com um glossário de Manuel Martins, que introduz aos leitores que não viveram a Revolução o extenso rol de lugares, datas, atores, organizações e documentos citados ao longo do ensaio por Medeiros Ferreira.

Para Augusto Santos Silva: “José Medeiros Ferreira foi um interveniente ativo na resistência à Ditadura e na transição democrática portuguesa. Historiador de profissão, foi também um observador agudo e lúcido da Revolução dos Cravos. O livro agora reeditado é prova disso mesmo.”

Já na ótica de Catarina Martins: “Medeiros Ferreira implicou-se na revolução e no seu estudo e teve a generosa ousadia de publicar este livro ainda “a quente”. Este relato, povoado por uma multiplicidade de fontes e vozes, transporta quem o lê para a grande aventura revolucionária.”

Francisco Mendes da Silva, afirma que esta obra “é um dos grandes momentos da prosa histórica inicial sobre a nossa Democracia. Uma prosa inteira no espírito — o de um espectador comprometido — e limpa no estilo — o de um intelectual descomprometido”.

“José Medeiros Ferreira escreveu nove anos após o derrube da Ditadura, um dos primeiros ensaios sobre o período pré-constitucional. Numa prosa clara e rigorosa reflete sobre a transição democrática, analisando sabiamente as complexas dinâmicas políticas com detalhes reveladores e pertinentes”, acrescenta Milice Ribeiro dos Santos.

No ano em que se comemoram 50 anos do 25 de abril, a Livraria Lello abre portas à apresentação do livro que relata um dos acontecimentos que mais marcou a história de Portugal, numa celebração da democracia e da liberdade. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória aqui.