O Sporting iniciou a partida com maior domínio de posse de bola, enfrentando um Santa Clara organizado num esquema defensivo de 5x4x1. Aos 8 minutos, um erro de Kovacevic na saída de bola permitiu que Vinícius cruzasse para Safira, mas, este não conseguiu servir Klismahn, com Debast a afastar o perigo.
Aos 16 minutos, o jogo foi interrompido devido a reclamações de Geny Catamo, enquanto Diomande também ficou no chão após um lance disputado com Serginho. Momentos depois, os adeptos do Sporting manifestaram-se, pedindo penálti num lance de Vinícius sobre Catamo.
Aos 24 minutos, grande oportunidade para o Sporting! Edwards fez um excelente passe para Matheus Reis, que, dentro da área, rematou forte, mas a bola passou ao lado da baliza do Santa Clara. Três minutos depois, aos 27′, Trincão recebeu em posição frontal, driblou MT e disparou com força, mas o remate desviou no corpo de Venâncio.
Aos 33 minutos, perante a defesa do Sporting, o Santa Clara inaugura o marcador. Safira recebeu a bola sem marcação e entregou a Matheus Pereira, que avançou pelo meio assistindo Vinícius, que aproveitando a descoordenação entre Matheus Reis e Diomande, rematou com força sem dar hipóteses de defesa a Kovacevic.
Aos 39 minutos, Safira fez um corte crucial após um livre, evitando que a bola chegasse a Gyökeres na pequena área. Pouco depois, Bragança rematou para defesa do guarda-redes, ainda com queixas, depois de um lance dividido com Serginho na grande área. Já nos acréscimos, aos 45+2. Gyökeres teve uma oportunidade intercetada, ao rematar contra Safira, com protestos por um possível toque de braço do avançado do Santa Clara na grande área.
Ao intervalo, o Sporting vai para os balneários em desvantagem por 1-0 frente ao Santa Clara, numa primeira parte pouco inspirada. Os açorianos marcaram após uma desconcentração da defesa leonina. Apesar das tentativas de dar a volta ao jogo, o Sporting não conseguiu criar uma verdadeira oportunidade de golo. A equipa de Alvalade ainda protestou por duas possíveis penalidades não assinaladas pelo árbitro.
O Sporting entrou na segunda parte com posse de bola no meio-campo ofensivo, mas cometeu várias perdas que travaram o ritmo. Aos 51 minutos, um pontapé de canto, concedido por Adriano, após um corte de Bragança destinado a Gyökeres, Pouco depois, Gabriel, defendeu com segurança um remate cruzado de Geny. Aos 53′, nova oportunidade para o Sporting, com Geny a receber a bola de Bragança e cruzar para Gyökeres, que rematou à baliza do Santa Clara, para nova defesa do guarda-redes do Santa Clara.
Aos 63 minutos, MT cometeu uma falta dura sobre Trincão junto à linha lateral e recebeu cartão amarelo. Dois minutos depois, aos 65′, Bragança tentou a trivela na zona frontal, mas o remate saiu muito ao lado. Aos 69′, grande chance para o Sporting: Conrad Harder cruzou com precisão, a bola desviou em Calila e chegou a Gyökeres, que, sozinho na pequena área e com a baliza aberta, cabeceou ao lado da baliza do Santa Clara.
O árbitro, assinala grande penalidade para o Sporting após falta de Gabriel Batista sobre Maximiliano Araújo na área, mostrando ainda o cartão amarelo ao guarda-redes do Santa Clara. No entanto, após revisão no VAR, a decisão foi revertida, e a grande penalidade foi anulada.
Já nos minutos de compensação, Viktor Gyökeres sofreu uma falta no meio-campo adversário, com Lucas Soares de Almeida, do Santa Clara, a receber cartão amarelo. Pouco depois, Geny Catamo, foi novamente travado em falta, desta vez por Matheus Pereira numa zona lateral. O jogador do Santa Clara também viu cartão amarelo devido a entrada perigosa.
O Sporting sofreu a segunda derrota consecutiva na época, com o Santa Clara a vencer por 1-0. Um golo solitário de Vinícius foi suficiente para garantir o triunfo dos açorianos. Apesar de tentativas de dar a volta ao jogo, o Sporting não conseguiu criar grandes oportunidades de perigo, com destaque apenas para um cabeceamento desperdiçado por Gyökeres na pequena área. Esta derrota deixa os leões em risco de ver FC Porto e Benfica aproximarem-se da liderança do campeonato.