Botafogo sagra-se campeão, garante U$23 milhões pela premiação e título da Libertadores
A equipe carioca ganhou a 65ª edição do torneio; Atlético-MG, vice, também leva premiação milionária. Mesmo com a decepção devido à derrota, o vice-campeão não volta para casa de mãos vazias. A Conmebol assegurou US$ 7 milhões para o Atlético-MG.
Início tenso de jogo
Apesar de começar o jogo com um a menos, por conta da expulsão precoce de Gregore no primeiro minuto da partida, o Botafogo saiu na frente. Com Luiz Henrique e Alex Telles, o clube carioca abriu 2 a 0 ainda na primeira etapa. Já no segundo tempo, Vargas descontou para o Atlético, o que não foi suficiente para tirar o título do rival, que marcou ainda mais um nos acréscimos, com Jr. Santos, autor do terceiro gol do título.
Luiz Henrique o jogador da partida
Luiz Henrique brilha com primeiro gol e pênalti sofrido em final com enredo épico no Monumental. Não foi fácil, como nunca foi para o alvinegro desde o ano passado, mas o grito pôde enfim sair da garganta e do coração do torcedor: o Botafogo é campeão da América! Com enredo épico, com um a menos desde o primeiro minuto de jogo, o time de Artur Jorge venceu por 3 a 1 no Monumental de Núnez, em Buenos Aires, e conquistou a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história. Luiz Henrique, Alex Telles e Júnior Santos marcaram os gols do Botafogo. Vargas descontou. O Glorioso garantiu o título em sua primeira final de Libertadores. Na campanha, eliminou Palmeiras, São Paulo e Peñarol das oitavas à semifinal, com direito a uma goleada por 5 a 0 sobre os uruguaios.
Foi num desses lances que o time de Artur Jorge fez 1 a 0. Com muito espaço pela esquerda, Luiz Henrique levou para dentro e cruzou para trás. Marlon Freitas tentou finalizar, a bola rebateu e sobrou nos pés de Luiz Henrique (que foi eleito melhor do campeonato), que fuzilou para abrir o placar.
O gol deu ao Botafogo, mesmo com um a menos, o momento do jogo. E num lance que parecia despretensioso, Luiz Henrique tomou a frente da defesa alvinegra e acabou sendo derrubado pelo goleiro Éverson. O arbitro foi ao monitor do VAR e marcou a penalidade, muito bem cobrada por Alex Telles.
O Botafogo fez o que foi preciso, se defendeu e gastou o tempo quando necessário. No último minuto, depois de tanta pressão sofrida, Júnior Santos fez o terceiro para explodir a torcida, em peso no Monumental. A América é gloriosa!
Treinador português Artur Jorge saudado pela torcida
Em São Paulo acompanhamos o jogo na chamada embaixada do Botafogo em Moema, onde vários torcedores de todo o Brasil e até mesmo de outros países acompanharam a partida, entre eles a pequena Beatriz e sua família, Beatriz que fora presenteada com uma faixa de campeão, presente dado pelo Português Francisco, que segundo ele o mérito desta vitória foi do treinador compatriota Artur Jorge, que ao não recuar a equipe quando teve um jogador expulso, ainda assim manteve a equipe no ataque, conseguindo a vitória e seu nome gritado por todos os presentes na embaixada Paulistana da equipe carioca.
NOTA: Texto redigido em português do Brasil