Rossio Gastrobar: Sabores e Cocktails com vista privilegiada sobre Lisboa

Vistas deslumbrantes de Lisboa, pratos incríveis do chef João Correia e cocktails exclusivos de Flavi Andrade fazem-nos desejar voltar ao Rossio Gastrobar, mesmo antes de lá sairmos

Rossio Gastrobar Lisboa
Rossio Gastrobar: Sabores e Cocktails com vista privilegiada sobre Lisboa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Localizado numa das áreas mais icónicas de Lisboa, o Rossio Gastrobar oferece uma experiência descontraída, complementada pelas vistas panorâmicas da Praça e Estação do Rossio, do Castelo de São Jorge e do rio Tejo. O espaço destaca-se pela fusão das criações culinárias do chef João Correia com os cocktails de assinatura da bar manager Flavi Andrade.

A nova carta do Rossio Gastrobar abraça os dias frios de outono e inverno, com pratos que destacam produtos sazonais como cogumelos, vitelão, amêndoas, pato e camarão-tigre, apresentados em combinações originais, que refletem a criatividade do chef João Correia.

“No Rossio Gastrobar procuramos oferecer propostas que enalteçam a nobreza de cada produto, focadas nos ingredientes da estação e na sua disponibilidade diária, que garante a frescura e qualidade máxima, com uma carta que tem tanto de descontraída como de séria, que privilegia combinações que enriqueçam os sabores e possam surpreender os nossos clientes. Queremos que quem venha ao Rossio Gastrobar leve na memória um sabor único que torne especial a sua passagem pelo nosso espaço”, salienta o chef João Correia.

Da carta de outono/inverno, provamos um pastel de massa tenra de vitelão com maionese de cebolinho, uma tartelete onde os cogumelos assumem o papel principal e são servidos com pickle de limão, que dá frescor ao snack e um crocante de gamba da costa e maionese de coentros, um snack delicioso e sofisticado que combina o sabor do mar com a frescura dos coentros.

Outras das novidades, foi o “cubano”, uma surpresa para o palato, fresco, picante, doce e torrado, tudo numa sanduíche de porco, coleslaw fermentado e queijo derretido.

Nos pratos principais, experimentámos a massada de camarão tigre, uma explosão de sabores e o arroz de forno com osso buco, um prato verdadeiramente delicioso. Para sobremesa, provamos uma tarte de noz pecan, e gelado de aguardente velha, ideal para finalizar a refeição.

A harmonização desta excelente refeição, foi feita com Conde Vimioso – Sommelier Edition 2023  branco e cocktails de autor com destaque para “Travessia” – Bombay Pressé, Chartreuse Amarelo, Cordial de Abacaxi e Citrinos” que acompanhou as entradas  e “Cacilheiro” – com Matusalem Gran Reserva, Ginja Espinheira, Carcavelos e Bitter King – um elegante cocktail, perfeito para a sobremesa ou como welcome drink, que conta uma narrativa própria, como a ligação da ginja à cidade de Lisboa, servida embebida em calda, uma raridade disponível em poucos espaços devido à sua escassez, e que vai trazer equilíbrio à bebida. Também o vinho de Carcavelos é homenageado nesta proposta, um generoso de região demarcada nos territórios de Cascais e Oeiras.

Como novidade fora da carta, Flavi Andrade apresenta “Ah, Ah, Ah, Ah Stayin’ a Wine” – vinho Palhete XXVI Talhas, vinho Mestre Daniel Tinto, gin Tanqueray Ten e Singeverga. Servido num copo de barro negro, cozido debaixo da terra de acordo com as tradições milenares, o vinho é extraído diretamente de uma talha de 15 litros, exposta no Rossio Gastrobar. A presença do Licor Singeverga adiciona outro vestígio da História de Portugal, com ligação ao Mosteiro de Singeverga, produzido por métodos artesanais em exclusivo pelos monges deste mosteiro beneditino, em Santo Tirso.

Para além das deliciosas propostas apresentadas nesta degustação com que fomos presenteados, destaque para os clássicos: pato, aipo, espargos e trufa e entrecôte grelhado, molho de pimentas, agrião e batata frita. Da lota, chega o peixe do dia, servido com arroz de algas e bivalves. Para os paladares mais tradicionais, o bolo de cenoura e creme de queijo ou o chocolate e frutos vermelhos são ideias para finalizar a refeição.

No topo do Altis Avenida Hotel, localizado junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, o Rossio Gastrobar oferece uma cozinha aberta durante todo o dia, permitindo almoços tardios ou jantares adiantados, ou mesmo “picar” a meio da tarde, também com sugestões para partilhar. À frente do bar, Flavi Andrade assina os 13 cocktails de autor disponíveis, que complementam as ofertas da cozinha, mas que são também um convite para uma bebida durante o dia ou a noite, enquanto se contempla a paisagem citadina envolvente. Eleita como a melhor barmaid de Portugal em 2024, pelo Lisbon Bar Show, Flavi Andrade dedica os cocktails à cidade de Lisboa, à sua história e monumentos, e às próprias memórias da bar manager.

“O nosso bar também está aberto todo o dia, com sugestões adequadas a qualquer hora, sejam para harmonizar os pratos ou para desfrutar de uma bebida diferente. Além da criatividade, acredito que o facto de trabalharmos com ingredientes de qualidade faz a diferença e torna os cocktails ainda mais especiais. Servimos muito mais do que uma combinação de bebidas. Servimos tradição, vestígios da cultura portuguesa, com ingredientes cuidadosamente selecionados”, comenta Flavi Andrade, acrescentando: “No Rossio Gastrobar desenvolvemos um trabalho conjunto entre cozinha e bar, de forma a que as propostas sejam complementares, quer o cliente procure o pairing para o prato ou queira escolher algo para comer que acompanhe a sua bebida favorita. Somos um gastrobar e isso permite-nos ter uma oferta diferenciada e descontraída, mas com a garantia de um serviço e qualidade premium”.

O Rossio Gastrobar, no centro de Lisboa, está aberto das 12h30 às 00h00, de quarta-feira a domingo, com o convite especial para apreciar a cidade de Lisboa enquanto se senta à mesa.

aNOTÍCIA.pt