O Viaduto de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, foi o projeto vencedor do prémio Portugal Steel Bridge Awards 2024, que pretende dar visibilidade e encorajar o uso criativo do aço na construção de pontes.
A CMM (Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista), reuniu mais de 30 empresários do setor da construção metálica e mista num Network Meeting no âmbito do Portugal Steel, e que culminou com a entrega dos prémios Portugal Steel Bridge Awards 2024.
Durante a cerimónia Luis Simões da Silva, presidente da CMM, entregou os prémios às entidades envolvidas no projeto, nas seguintes categorias:
- Dono de obra – Metro do Porto S.A. (recebido pelo Eng. Tiago Braga do Metro do Porto)
- Engenharia – Consórcio LCW/Amberg/GRID (recebido pelo Prof. António Reis da GRID)
- Metalomecânica – Grupo Electrofer (recebido pelo Eng. André Nunes)
- Empreiteiro Geral – Ferrovial + Alberto Couto Alves – Linha Amarela ACE (recebido pelo Eng. Fernando Frias da ACA)
A CMM reuniu mais de 30 empresários do setor da construção metálica e mista num Network Meeting no âmbito do Portugal Steel, e que culminou com a entrega dos prémios Portugal Steel Bridge Awards 2024.
Após a entrega dos prémios foi feita uma apresentação sobre a obra vencedora pelo Prof. António Reis, da GRID International Consulting Engineers.
O projeto, cuja engenharia está a cargo da GRID International Consulting Engineers, foi construída pelo consórcio que une a empresa de Famalicão, Alberto Couto Alves, à espanhola Ferrovial. A metalomecânica ficou a cargo da Eletrofer.
A CMM, no âmbito do projeto Portugal Steel lançou o “Portugal Steel Bridge Awards” a decorrer de dois em dois anos destina-se a projetos ou construções realizadas por empresas associadas da CMM e pretende para dar visibilidade e encorajar o uso criativo do aço na construção de pontes. O concurso destina-se a projetos ou construções realizadas por empresas associadas da CMM e são elegíveis projetos de pontes.
Os prémios estão abertos a obras de estrutura metálica, projetadas ou construídas por empresas nacionais e são direcionados ao dono de obra, empreiteiro geral, aos arquitetos, aos engenheiros e à empresa de metalomecânica do projeto vencedor.