Marinha realiza primeiro salto de militares para o mar com paraquedas de abertura manual

Pela primeira vez em Portugal, a Marinha realizou um exercício de projeção de militares para o mar, com recurso a salto de paraquedas com abertura manual.

Marinha paraquedas
Marinha realiza primeiro salto de militares para o mar com paraquedas de abertura manual - ®DR

A Marinha Portuguesa realizou ontem, dia 10 de dezembro, um exercício inédito em Portugal, projetando pela primeira vez militares do Destacamento de Ações Especiais (DAE) para o alto mar, utilizando paraquedas de abertura manual.

A operação da Marinha contou com o apoio de uma aeronave KC-390 da Força Aérea Portuguesa, que lançou ao mar uma embarcação semirrígida antes de permitir o salto em paraquedas de 10 militares do DAE. Após o desembarque na água, os operacionais foram recolhidos por botes da Unidade de Meios de Desembarque (UMD) dos Fuzileiros, embarcados no navio NRP Sines.

Este exercício, considerado de alta complexidade, marca um avanço estratégico para as Forças Armadas Portuguesas, combinando pela primeira vez a projeção de tropas por salto manual em águas abertas. A coordenação entre Marinha, Exército e Força Aérea reforçou a capacidade conjunta para operações de alto nível em defesa dos interesses nacionais.

A ação envolveu também o Batalhão Operacional Aeroterrestre do Exército, demonstrando a capacidade integrada das forças portuguesas para responder a cenários exigentes e inovadores.

Com esta operação, a Marinha consolida seu papel estratégico, destacando-se na projeção de força em alto mar, 24 horas por dia, durante todo o ano, na proteção e defesa de Portugal e dos seus interesses.

aNOTÍCIA.pt