Prémios Mesa Marcada 2024: Revelado o “Prémio Especial Cutipol Carreira”

O primeiro dos Prémios Mesa Marcada 2024, divulgado o “Prémio Especial Cutipol Carreira 2024’ foi atribuído à conceituada chef Justa Nobre

0
105
Prémios Mesa Marcada 2024
Prémios Mesa Marcada 2024: Revelado o “Prémio Especial Cutipol Carreira" - ®DR (foto de arquivo)

Justa Nobre, uma das chefes mais icônicas de Portugal, foi a vencedora do “Prémio Especial Cutipol Carreira” dos Prémios Mesa Marcada 2024. Com mais de 45 anos de experiência e uma forte conexão com a culinária portuguesa, Justa Nobre conquistou gerações de comensais e estabeleceu-se como uma referência na valorização dos sabores autênticos da sua região de origem, Trás-os-Montes, assim como do país como um todo.

Os Prémios Mesa Marcada 2024, iniciativa do site de gastronomia Mesa Marcada, que elege o ranking dos melhores restaurantes e chefes a trabalhar em Portugal, irão ser divulgados numa cerimónia a realizar dia 3 de fevereiro de 2025. Tal como aconteceu no ano passado, a cerimónia volta a ter lugar no Centro de Congressos do Estoril, com início pelas 18h00, e contará com a presença de 450 a 500 convidados. A cerimónia de 2025 traz novidades e pretende voltar a cumprir o seu propósito de reunir e promover o contacto entre personalidades do setor.

“A parceria iniciada no ano passado com o Turismo de Cascais deu ao evento uma visão mais real da dimensão do seu papel no panorama gastronómico português. Pelo sucesso alcançado e pelo interesse mútuo, a sua continuidade era o caminho natural. Este ano, a edição visa consolidar este modelo, num espaço amplo e com grande potencial para acolher as centenas de pessoas da comunidade gastronómica, vindas de todo o país, que aqui se reúnem para conviver e celebrar o setor.  A presença no Estoril é mais uma das iniciativas alinhadas com o trabalho que a Associação de Turismo de Cascais tem vindo a desenvolver para dinamizar o setor da restauração na região. Por isso, este ano vamos destacar ainda mais essa colaboração, com a presença de Chefes de restaurantes locais, que irão confecionar o jantar do evento, bem como com a criação do Prémio Especial Restaurante do Ano – Cascais, uma das grandes novidades desta edição”, explica Miguel Pires, organizador do evento e responsável pelo Mesa Marcada.

Como novidades, os Prémios Mesa Marcada 2024 passam a integrar duas novas distinções:

– Prémio Especial Makro Chefe Destaque do Ano e o Prémio Especial Restaurante do Ano – Cascais.

– Prémio Especial Makro Chefe Destaque do Ano será atribuído (a partir da votação do painel de júri alargado) ao chef que subir um número de posições consideráveis entre os lugares cimeiros na lista dos 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada, independentemente da idade. Esta decisão vai permitir que o anterior Prémio Chefe Revelação do Ano, seja atribuído pelo mesmo método, ao chef sub-30 com maior ascensão no ranking.

“Até agora atribuíamos o Prémio Chefe Revelação do Ano ao chefe de cozinha que mais posições subisse na classificação, entre os lugares cimeiros. Isto fazia com que houvesse chefes nomeados já com uma carreira firmada, cujo termo “revelação” não era o mais correto, ainda que fossem merecedores de destaque. Portanto, é neste contexto que surge o Prémio Especial Chefe Destaque do Ano (a que a Makro se associou), permitindo, desta forma, que o Prémio Chefe Revelação do Ano seja atribuído a um/a jovem chefe até aos 30 anos.”

Após uma primeira edição bem-sucedida em Cascais e um interesse mútuo na continuidade da cerimónia de entrega dos prémios na região, surge o Prémio Especial Restaurante do Ano – Cascais. Este prémio foi criado para atender a um desafio lançado pelo Turismo de Cascais. O prémio será local, com total independência e em moldes semelhantes a outros utilizados nos Prémios Mesa Marcada, com um painel de júri menor, mas composto por pessoas da região (ou com uma ligação forte a ela) com um perfil semelhante aos prémios principais. Neste contexto, também este ano será servido um jantar volante preparado apenas pelos chefes de restaurantes da região de Cascais.

Nesta edição do evento, destaca-se o aumento no número de restaurantes inscritos no Prémio Studioneves de Sustentabilidade, que chegou a 53 participantes, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Isso demonstra um interesse cada vez maior dos restaurantes por essa temática. Dos 53 inscritos, 23 participaram pela primeira vez, sendo a grande maioria (79%) de meio urbano e 21% de meio rural.

O Prémio Studioneves de Sustentabilidade é realizado em parceria com o Studioneves e a Grab a Donought (consultoria especializada em sustentabilidade) e possui três fases:

  1. Avaliação a partir de um questionário online preenchido pelos participantes, o que lhes permite obter um diagnóstico imediato em diversos aspetos, com base na média dos resultados de anos anteriores.
  2. Definição de uma lista curta, após análise dos comprovantes e evidências solicitados.
  3. Escolha dos vencedores, após entrevista e visita virtual aos locais.

Esse prémio é o único dos Prémios Mesa Marcada que funciona por inscrição, refletindo o crescente compromisso dos restaurantes com a sustentabilidade.

À semelhança dos anos anteriores, o ‘Prémio Especial Cutipol Carreira 2024’ e o ‘Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano 2024’ serão divulgados antecipadamente, já nos próximos dias.

Importa lembrar que a votação conta, uma vez mais, com a participação de chefes de cozinha e outros profissionais ligados à área da restauração e da indústria da hospitalidade, bem como jornalistas e outros comunicadores da área, críticos e gastrónomos. O crescente interesse pelos prémios, que tem vindo a ser notado ao longos dos anos, resultou num aumento significativo de votantes, tendo em 2023 reunido um total de 280 jurados, valor que se espera manter ou até superar nesta edição (a votação ainda está a decorrer).

Com a adição das duas novas distinções, os Prémios Mesa Marcada incluem assim, atualmente, as seguintes categorias: Top 10 Restaurantes Preferidos*; Top 10 Chefes Preferidos* e os prémios especiais:  Queijo de S. Jorge DOP Mesa Diária*; Cutipol Carreira**; Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano**; Studioneves de Sustentabilidade***; Estrella Damm Restaurante Destaque do Ano*; Sogrape Restaurante Novo do Ano*; Chefe Revelação do Ano*; Makro Chefe Destaque do Ano;  Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria do Ano**; S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano**; Serviço de Sala do Ano**; Bom Sucesso Loja Gastronómica do Ano*; Restaurante Clássico do Ano**; Fagor Professional Empresário de Restauração do Ano**; Nutrifresco Evento Gastronómico do Ano*; Bar do Ano**, Bar de Restaurante do Ano**;  e o Restaurante do Ano – Cascais

A lista completa de todos os votados será publicada no site, e a atribuição de prémios e os vencedores da edição anterior (2023) podem ser consultados aqui.

Criados em 2009 por Miguel Pires e Duarte Calvão, autores do site Mesa Marcada, os Prémios Mesa Marcada tornaram-se, desde então, uma referência incontornável no panorama gastronómico. Mais recentemente, Duarte Calvão concluiu a sua participação, com Miguel Pires a assegurar, como sempre, o empenho e dedicação no desenvolvimento e crescimento desta iniciativa.

* distinções atribuídas a partir dos resultados da classificação geral do painel de jurados alargado

** Distinções a partir de painéis júris mais restritos: Chefes do top 10 e vencedores dos prémios especiais dos últimos 5 anos, no caso dos prémios Carreira, Produtor e Restaurante Clássico; os restantes são eleitos em grande parte por profissionais das atividades especificas em questão e gastrónomos ou outras pessoas do meio com afinidade por essas áreas

*** O Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade funciona através de inscrição dos restaurantes que depois são avaliados em parceria com a Grab a Donought, empresa consultora da área.

aNOTÍCIA.pt