Depois de duas sessões de estreia completamente esgotadas em Lisboa no final de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, o lado mais selvagem de Portugal vai agora chegar ao Porto e à Guarda com duas sessões abertas do documentário “Côa Mais Selvagem”.
O Grande Vale do Côa e os esforços de rewilding levados a cabo pela Rewilding Portugal nesta paisagem estão em destaque neste documentário de natureza “Côa Mais Selvagem”, que dá exatamente a conhecer esse lado mais selvagem de Portugal que é esta região do Grande Vale do Côa e o que está a ser feito para o restaurar e potenciar, num filme de 55 minutos que acompanha a viagem do rio Côa na sua totalidade, dando a conhecer espécies, comportamentos, coexistência, funcionalidade e empreendedores que apoiam e alavancam este projeto.
Um grande corredor de vida selvagem que está a ganhar nova vida nos últimos cinco anos e projetando-se já para o futuro.
Um filme de 55 minutos realizado por João Cosme, especialista neste segmento, com produção da Rewilding Portugal, com Fernando Teixeira como diretor de produção e narrado pela atriz de reconhecimento nacional Ana Varela, clara apoiante a esta iniciativa desde a primeira hora e já com várias colaborações a assinalar com a Rewilding Portugal no passado.
A sessão na Guarda acontece primeiro, exatamente o concelho em que se situa a sede da Rewilding Portugal, já no dia 14 de janeiro, pelas 21:30 horas, em parceria com o Cineclube da Guarda. A sessão será no Teatro Municipal da Guarda, no seu Pequeno Auditório. A entrada é gratuita e não necessita de reserva, mas é necessário passar na bilheteira do TMG a levantar o seu bilhete até ao dia anterior ao evento (13/01). A entrada será claro limitada à ocupação máxima da sala. Quem não puder levantar o bilhete com antecedência deve enviar email a reservar para o dia, para [email protected] .
Já a sessão no Porto será no dia 24 de janeiro, pelas 20:30 horas, na Galeria da Biodiversidade no Porto, em parceria com o Museu da História Natural e da Ciência e com a própria Galeria da Biodiversidade, parte da rede dos Centros Ciência Viva. A entrada é gratuita e necessita de reserva, por email para [email protected] . A entrada será também limitada à ocupação máxima da sala.
Ambos os eventos terão depois da transmissão do filme uma sessão de esclarecimentos com o realizador do filme, João Cosme, e com o diretor executivo da Rewilding Portugal, Pedro Prata. Podem ainda existir convidados especiais afetos ao tema do filme e ao trabalho desenvolvido no terreno.
A Rewilding Portugal vai continuar nos próximos tempos a anunciar novas datas em diferentes locais por todo o país.