Com uma exibição sólida e eficaz, o Sporting dominou o clássico e venceu o Benfica, por 1-0, em Alvalade com Rui Borges ao comando da equipa, que soube aproveitar as oportunidades que teve punindo os erros do adversário.
A rivalidade entre Sporting e Benfica transcende as quatro linhas do campo. Desde 1907, quando se enfrentaram pela primeira vez, os dois clubes disputam um dos maiores clássicos do futebol português. Neste domingo, em Alvalade, a história será reescrita. Com o Sporting a ser liderado por Rui Borges, e o Benfica a discutir a liderança do campeonato, o dérbi promete ser ainda mais intenso. No inicio do jogo, Nani subiu ao relvado para receber das mãos de Frederico Varandas uma placa de homenagem pelo términus da sua carreira.
A partida começa em Alvalade com um ritmo intenso. O Sporting procura explorar o corredor direito, com Geny a ser uma ameaça constante. O cruzamento do extremo encontra Diomande, mas o remate do avançado bate no poste. O Benfica tenta responder com jogadas combinadas no meio-campo. Aktürkoglu, com um passe preciso, coloca Amdouni em boa posição para marcar. No entanto, a indecisão do avançado permite à defesa leonina recuperar a bola.
Aos 17’ Trubin realiza uma defesa espetacular ao negar o golo a Quenda, que aproveitou um cruzamento de Trincão. Uma intervenção decisiva que mantém o empate a zeros no marcador.
Aos 29’ acontece o primeiro golo do Sporting. Após lançamento lateral, Tomás Araújo perde a posição perante Gyökeres, e o sueco cruza para Geny Catamo que sem hesitar, finaliza com um remate colocado, fazendo a bancada verde e branca explodir de alegria.
Tomás Araújo, aos 40’, pressionado pela marcação leonina, comete um erro grosseiro ao tentar sair a jogar. Gyökeres aproveita a oportunidade e remata forte, de fora da área, para mais uma grande defesa de Trubin .
O primeiro tempo em Alvalade foi um autêntico “ringue”. O Sporting, impulsionado pelos adeptos, entrou a todo o gás e logo aos 2 minutos colocou à prova a defesa benfiquista com um remate de Diomande ao poste. A equipa de Bruno Lage controlou o jogo e criou algumas oportunidades, mas foi o golo de Geny Catamo, aos 29 minutos que fez a diferença. O Benfica, apesar de ter tido algumas chances, não conseguiu furar a defesa leonina. Trubin, o guarda-redes encarnado, foi o mais destacado na sua equipa. Rui Borges, no seu primeiro dérbi, sorri no regresso aos balneários.
No início da segunda parte, o Benfica luta por mais posse de bola e aos 57’ Bah, em força remata de um ângulo muito apertado e tenta surpreender a defesa sportinguista. Franco Israel estava atento e defendeu com segurança.
O Benfica intensifica a pressão em busca do empate e aos 59 minutos, Di María cobra um cruzamento preciso para a área, e Barreiro, subindo mais alto que a defesa leonina, mas cabeceia por cima da trave. Aos 61′, em jogada combinada, Aktürkoglu cruza para Kökçü, que opta por servir Amdouni. O suíço, com tempo e espaço, tenta surpreender Israel, mas o remate sai por cima. As águias estão a criar oportunidades claras, mas a falta de pontaria está a impedir o empate.
Otamendi aos 67 minutos fica muito perto do golo, mas o capitão do Benfica cabeceia ligeiramente por cima da baliza do Sporting.
O jogo continua muito emotivo e aos 73′, Di María recebe a bola de Aursnes e arrisca um remate de longe, mas a bola sai por cima da trave. Um minuto depois, é Gyökeres quem tenta a sua sorte, mas o remate do sueco também não encontra o alvo. Ambas as equipas estão a criar oportunidades, mas a pontaria parece ter abandonado os jogadores neste momento crucial da partida.
O Benfica não desiste e continua a pressionar em busca do empate! Aos 87 minutos, Di María tenta mais uma vez a sua sorte com um remate colocado de fora da área, mas a bola sai por pouco. No contra-ataque, o Sporting quase aumenta a vantagem. Gyökeres, lançado por Hjulmand, remata duas vezes em rápida sucessão, mas em ambas as ocasiões encontra a defesa atenta de Trubin. A emoção está à flor da pele e o jogo está a ser decidido nos detalhes.
Rui Borges estreou-se com a vitória do Sporting em Alvalade! O Sporting, sob o comando do novo treinador, demonstrou grande resiliência e superou um Benfica que, apesar de ter pressionado na segunda parte, não conseguiu furar a defesa leonina. A equipa de Alvalade soube aproveitar as oportunidades que teve e garantiu os três pontos, assumindo a liderança da Liga Portugal. A estreia de Rui Borges não poderia ter sido mais positiva, com uma vitória que injeta nova energia na equipa e nos adeptos.