Metropolitan Museum Of Art, adquire peças em Portugal, à São Roque

O Metropolitan Museum of Art, em Nova Ioque, EUA, adquiriu quatro peças à São Roque para a sua coleção.

0
296
São Roque
Metropolitan Museum Of Art, adquire peças em Portugal, à São Roque - ®DR

O Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, adquiriu recentemente quatro peças da Galeria São Roque para a sua coleção. Mário Roque, proprietário da galeria, destaca a importância de ver essas obras, que antes estavam nas mãos de colecionadores privados, agora disponíveis ao público. Para ele, o grande impacto acontece quando estas peças se tornam parte de museus internacionais, ajudando a divulgar a arte portuguesa no mundo.

Estas quatro peças adquiridas pelo museu estão todas ligadas à época da expansão portuguesa e têm uma grande carga histórica e cultural. São elas:

  1. Cofre Cingalo-Português – Feito no final do século XVI no Ceilão (atual Sri Lanka), este cofre em marfim é detalhadamente entalhado com motivos vegetais e animais mitológicos, incluindo o leão, símbolo da realeza do Ceilão.
  2. Caixa Cingalo-Portuguesa em Prata e Joias – Também do Ceilão, do século XVII, esta caixa, com delicadas placas de marfim e montagens de prata, foi feita para guardar os pertences preciosos de uma dama nobre. A sua qualidade técnica e artística faz dela uma peça única.
  3. Cofre de Guzarate, Índia, em Madrepérola – Datado da segunda metade do século XVI, este cofre, coberto com mosaicos de madrepérola e adornado com prata, tem uma pintura no interior mostrando um casal português vestido de forma tradicional da Índia portuguesa. O cofre simboliza o casamento e a vida da elite portuguesa na Ásia.
  4. Escritório de Pegu com Cena de Caça – Esta peça rara, vinda do Reino de Pegu (atual Myanmar), apresenta uma cena de caça na tampa, além de uma inscrição com um trecho do poeta Luís de Camões, que reflete os ideais de bravura e aventura associados à elite política da época na Ásia portuguesa.

A Galeria São Roque também participará pela primeira vez na famosa The Winter Show em Nova Iorque, entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025, evento de grande prestígio que reúne mais de 70 expositores internacionais e apresenta obras de arte que abrangem 5.000 anos de história. A participação da galeria é uma aposta em promover a arte e a história portuguesa no cenário global.

aNOTÍCIA.pt