A história da Companhia das Lezírias (CL) começou em 1836, durante o reinado de D. Maria II, mas foi em 1881 que a empresa começou a produzir vinho com a plantação da sua primeira vinha. Hoje, a CL tem 140 hectares de vinhedos e 70 hectares de olivais, numa propriedade total de mais de 21.300 hectares.
Bruno Amaral, administrador da Vinalda, destaca que a parceria com a CL é muito importante, já que a Vinalda não tinha representação na região dos Vinhos do Tejo há algum tempo. A CL é reconhecida por produzir vinhos de alta qualidade, especialmente com as castas Fernão Pires e Castelão, e esta colaboração visa fortalecer a oferta da Vinalda com vinhos de excelente qualidade a um preço competitivo.
A CL também produz vinhos sob a marca Herdade de Catapereiro, cujas vinhas e adega estão localizadas na propriedade. A adega, ao longo dos anos, passou por várias ampliações e modificações, sendo a mais recente em 2024. A nova ala de vinificação combina as tecnologias mais modernas com métodos tradicionais, como as ânforas de cimento e barro, que os enólogos utilizam para criar vinhos de destaque.
A sala de barricas da CL é um local de excelência, onde os vinhos maturam durante cerca de 12 meses, garantindo uma boa evolução e qualidade.
Entre as marcas da Companhia das Lezírias, destacam-se duas gamas de topo:
- 1836: Este vinho homenageia o ano de fundação da empresa e as pessoas que fizeram da CL uma referência. Produzido em quantidades limitadas e com uvas das vinhas mais antigas da propriedade, é considerado um dos melhores vinhos de Portugal.
- Séries Singulares: Estes vinhos refletem a identidade única da CL e da sua equipa de enologia. A cada ano, conforme as condições das vinhas, novas edições surgem sob esta marca, sempre com a curadoria da equipa de enólogos da CL.
Eduardo Oliveira e Sousa, presidente da Companhia das Lezírias, explica que a parceria com a Vinalda faz parte da estratégia de crescimento da empresa, com o objetivo de expandir a presença da CL no mercado de vinhos. A parceria vai ajudar a aumentar a produção e a qualidade dos vinhos, ao mesmo tempo que expande os canais de distribuição e melhora o reconhecimento da marca.
Além disso, a CL tem um compromisso com a biodiversidade. Os vinhos da marca Tyto alba, provenientes de vinhedos protegidos, são um exemplo disso. As vinhas da Tyto alba estão localizadas numa região especial, rodeadas por uma floresta no sul da região do Tejo. O nome “Tyto alba” refere-se à coruja das torres, que encontra refúgio nos habitats promovidos pela gestão agroflorestal sustentável da CL. Esta ave é fundamental para o equilíbrio ecológico das vinhas, e simboliza o compromisso da empresa com a conservação da natureza.