Café Curto regressa ao Convento São Francisco

Café Curto está de regresso ao Convento São Francisco em janeiro e promete novidades

0
150
Café Curto
Café Curto regressa ao Convento São Francisco - ®DR

O ciclo de showcases semanais do Café Curto, que acontece no Café Concerto do Convento São Francisco, está de volta a partir da próxima terça-feira, dia 14 de janeiro, às 19h30. Organizado pela Blue House, com a coprodução da Divisão do Convento São Francisco e o apoio financeiro da Câmara Municipal de Coimbra, o evento promete mais uma temporada recheada de novas sonoridades e descobertas musicais. A Câmara Municipal investe cerca de 30 mil euros neste projeto, que se estende de janeiro a junho de 2025.

Em 2025, o Café Curto celebra cinco anos de atividade, e começa o ano com várias novidades, incluindo o lançamento do seu novo website, que estará online a partir do dia 14 de janeiro. A plataforma funcionará como um arquivo interativo, reunindo fotografias, vídeos e informações sobre todos os seus projetos, como o Café Curto, o Café Duplo e o MIC – Música Independente de Coimbra.

A agenda para os primeiros seis meses de showcases está recheada de talento e diversidade, com atuações de Evaya (14 de janeiro), Daphné Chapel (21 de janeiro), Combo de Jazz EACMC (4 de fevereiro), Marco Luz (11 de fevereiro), Gisela Mabel (18 de fevereiro), e muitos mais, até ao final de junho. Destaque para o dia 13 de maio, quando o Café Curto celebra o seu 200º showcase, integrado no Festival Santos da Casa.

Este ano, o projeto reforça as suas parcerias com a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) e o Festival Santos da Casa, além de estrear novas colaborações, como a Mostra de Teatro Galego.

Café Duplo expande-se a novas cidades

O Café Duplo continua a sua missão de promover a circulação nacional de música, com novas parcerias que o levam a Bragança e a Ourém, através da Albardeira Associação Cultural. As apresentações mensais, que resultam de residências artísticas no estúdio da Blue House, vão acontecer no Café Concerto do Convento São Francisco, no Teatro Municipal de Bragança (em janeiro, março, maio, setembro e dezembro) e no Teatro Municipal de Ourém (em maio e outubro). Entre os artistas que irão residir e se apresentar ao longo dos próximos meses estão Minta + Mr. Gallini, Nick Nicotine + JAFUIPEDRO, Homem em Catarse + Bea Bandeirinha, e muitos outros.

MIC 2025: Novos talentos em destaque

A convocatória para o MIC – Música Independente de Coimbra 2025 será aberta no dia 14 de janeiro e termina a 28 de fevereiro. Serão selecionados quatro projetos para atuar no Café Curto ao longo do ano. Em abril, os projetos selecionados para o MIC 2024 terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, com conversas sobre os desafios da criação musical em Portugal, moderadas por Catarina Silva da Blue House.

Fechando 2024 com grandes conquistas

O Café Curto encerra 2024 com um balanço positivo, destacando-se como um dos projetos mais dinâmicos da cena musical em Coimbra. Com 178 sessões de Café Curto e 23 sessões de Café Duplo realizadas, o programa consolidou-se como uma plataforma vital para a promoção de novos talentos. 2024 marcou também o marco histórico da 150ª sessão do Café Curto, o fortalecimento das parcerias com a EACMC e o Festival Santos da Casa, e a ampliação das suas atividades para fora de portas, com a realização de concertos na Praça do Comércio durante o verão.

O MIC voltou a destacar-se como uma plataforma importante para novos artistas, com 140 músicos a passarem pelos palcos do Café Curto ao longo do ano. Este número reflete o compromisso contínuo do projeto com a diversidade e o enriquecimento cultural de Coimbra.

aNOTÍCIA.pt