Aldeias de Montanha promovem concurso de ideias para homenagear as Queijeiras da Serra da Estrela

Aldeias de Montanha promovem concurso de ideias que abre portas para futura Rede de Visitação Artística em homenagem às Mulheres Queijeiras da Serra da Estrela- As Guardiãs da Montanha

0
165
Aldeias de Montanha Queijeiras da Serra
Aldeias de Montanha promovem concurso de ideias para homenagear as Queijeiras da Serra da Estrela - ®DR

A Rede de Aldeias de Montanha lança um concurso de ideias para criar uma obra artística que homenageie as Queijeiras da Serra da Estrela, um dos pilares mais importantes da identidade social e cultural da região. Essas mulheres, em grande parte queijeiras e pastoras, são as verdadeiras guardiãs da montanha, responsáveis pela produção do famoso Queijo Serra da Estrela, um dos produtos mais tradicionais e genuínos do território.

O objetivo deste concurso promovido pela Rede de Aldeias de Montanha de homenagem as Queijeiras da Serra da Estrela é encontrar uma proposta criativa que materialize simbolicamente o valor e a memória destas mulheres, celebrando o seu saber-fazer e a sua importância na economia local e na coesão social. Esta intervenção artística será implantada em espaço público no município da Guarda, e futuramente expandirá para outras cidades da região.

O concurso é aberto a todos os interessados, tanto nacionais como internacionais, que apresentem ideias inovadoras que se alinhem com o projeto das Queijeiras da Serra da Estrela. Este projeto, promovido desde 2021 pela ADIRAM (Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha), em colaboração com nove municípios, visa dar visibilidade e voz às mulheres que trabalham na produção do queijo e que desempenham um papel fundamental na preservação das tradições da Serra da Estrela.

As propostas poderão ser enviadas até ao dia 31 de janeiro por e-mail para [email protected], ou entregues pessoalmente ou por correio na Estrutura Técnica da Rede de Aldeias de Montanha, situada no Centro de Interpretação da Serra da Estrela. O júri será composto por representantes do Município da Guarda, da ADIRAM, da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico da Guarda, além da participação da investigadora Ana Melo, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

O vencedor será anunciado no dia 6 de fevereiro, e a obra selecionada receberá um apoio financeiro de 9.225 euros para sua execução, por meio de um processo de contratação pública.

Esta obra, que fará parte de uma futura rota artística, será instalada em um espaço público da Guarda, mas o projeto almeja expandir-se por outras cidades do Parque Natural da Serra da Estrela. Em cada cidade, será colocada uma peça artística, com um marcador interativo (como um QR Code), permitindo aos visitantes aceder a informações multimédia sobre as Queijeiras e o seu trabalho. Esta rota artística, que celebra as Mulheres Queijeiras, está integrada no Programa Transformar Turismo, uma iniciativa de valorização e promoção da cultura e do património da região.

Este concurso é uma oportunidade única de tributar um ofício e um legado que fazem parte da história e do futuro da Serra da Estrela, ao mesmo tempo que se contribui para a criação de um circuito cultural e turístico que destaca as tradições, o saber e as histórias das mulheres que perpetuam o verdadeiro espírito da montanha.

aNOTÍCIA.pt