Lançada oficialmente esta sexta-feira numa cerimónia em Lisboa, a campanha, apelidada de “Eu conto com o turismo”, vai decorrer até meados de março, e destaca o impacto positivo do setor do Turismo na economia e na vida dos portugueses. A campanha apresenta depoimentos reais de pessoas que, mesmo sem trabalharem diretamente no turismo, beneficiam da sua contribuição.
A campanha “Eu Conto com o Turismo”, procura aproximar a sociedade portuguesa de um setor tão importante como o do Turismo. Através de testemunhos de personalidades como o artista Toy, o CEO Miguel Maya, o piloto Luís Garção, Isabel Matias, varina da Nazaré, e Tatiana Gomes, bananicultora da Madeira, a campanha evidencia o impacto do turismo nas diversas regiões do país e nos vários setores da economia.
Com o objetivo de mostrar ao público o impacto real do turismo na economia e na sociedade portuguesa, a campanha será divulgada nas plataformas digitais, canais institucionais da CTP e media tradicional, para além de contar com um microsite próprio dedicado à campanha.
Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, destacou o impacto económico do setor: “O turismo continua a ser o motor da economia. As estatísticas mostram que, no ano passado, mais de metade do crescimento do PIB se deveu exclusivamente ao turismo. Apesar disso, sentimos a necessidade de lançar esta campanha para reforçar a importância do setor.” O presidente da CTP, sublinhou ainda que a campanha destaca-se por não incluir protagonistas diretamente ligados ao turismo: “Não há nenhum ator do turismo envolvido. Os testemunhos vêm de cidadãos anónimos, de várias regiões do país, que explicam como o turismo impacta as suas vidas e as suas atividades profissionais. Esta campanha tem o apoio transversal de diferentes governos, desde o anterior executivo até ao atual, o que reforça o seu caráter de interesse nacional.”
Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, destacou diversos elementos que contribuem para o sucesso do turismo em Portugal, desde o clima e a biodiversidade até à cultura e ao estilo de vida: “Portugal tem dez ativos estratégicos, sendo o principal deles os próprios portugueses. Muitas vezes, subestimamos o nosso valor, mas a hospitalidade dos nossos concidadãos é uma das características mais reconhecidas internacionalmente.”
O evento contou com um vídeo com uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que sublinhou a importância do turismo como um motor económico: “Desde os anos 60, o setor tem crescido. O turismo é uma exportação e as pessoas muitas vezes não têm noção disso. Precisamos de investir mais e exportar mais, e o turismo é uma forma de o fazer.” Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância da campanha para dar a conhecer aos portugueses o valor do setor: “O turismo deve ser visto como um setor que melhora a qualidade do país e que incentiva outras áreas da economia, como a indústria, a agricultura e a tecnologia.”