A Polestar está a dar início a um novo capítulo na sua história, com um plano estratégico renovado para impulsionar o crescimento, melhorar o desempenho financeiro e fortalecer a sua posição no mercado global de veículos elétricos. A marca sueca prevê um crescimento anual de vendas de 30 a 35% entre 2025 e 2027, e um EBITDA ajustado positivo já em 2025, com melhorias nas margens e na gestão de custos a partir de 2026. O objetivo é alcançar um fluxo de caixa livre positivo até 2027.
Michael Lohscheller, CEO da Polestar, afirma que 2025 será um ano decisivo para a marca. “Com design escandinavo, desempenho e uma identidade premium, a Polestar estabeleceu-se com sucesso no mercado automóvel global, com três modelos excepcionais e uma base de clientes cada vez mais fiel”, declara. O CEO acrescenta que, para transformar a Polestar numa operação empresarial sustentável, serão feitas mudanças significativas, incluindo a expansão do modelo de vendas e a redução de custos.
Novos Modelos e Expansão do Portfólio
A Polestar está a preparar-se para expandir o seu portfólio de veículos com o lançamento do Polestar 5, previsto para o final de 2025. Este modelo será um grand-tourer de performance com quatro lugares, baseado numa plataforma de alumínio desenvolvida internamente pela marca. O Polestar 5 será também o primeiro modelo a utilizar a tecnologia de 800 Volts, proporcionando uma performance ainda mais impressionante.
Além disso, a Polestar revelou planos para o lançamento do Polestar 7, um SUV compacto premium que visa o segmento de maior crescimento e rentabilidade do mercado global de veículos elétricos. O Polestar 7 será fabricado na Europa e marcará a transição da marca para uma plataforma única, simplificando processos, reduzindo custos e otimizando investimentos.
Crescimento Global e Novos Mercados
A marca está a acelerar a sua transição para um modelo de vendas direto ao consumidor, e planeia expandir significativamente a sua rede de pontos de venda, passando de 70 para 130 locais na Europa e América do Norte. A Polestar também começará a vender na França em 2025, um dos maiores mercados de veículos elétricos da Europa, com planos de expandir ainda mais para a Europa de Leste, Ásia e América Latina a partir de 2026.
Novas Fontes de Receita e Inovação em Energia
Além do crescimento nas vendas de veículos, a Polestar prevê um aumento significativo na receita com a venda de créditos de CO2, à medida que a demanda por créditos cresce, especialmente com a transição dos fabricantes tradicionais para os veículos elétricos. A marca já se associou a outros fabricantes para a criação de um agrupamento de CO2 na União Europeia em 2025.
Outra grande inovação da Polestar é o lançamento da Polestar Energy, uma solução que promete tornar o carregamento doméstico mais inteligente e económico. Disponível em vários mercados-chave da Europa, esta solução permite que os clientes reduzam os custos de carregamento até 30%. A marca também está a trabalhar para adicionar carregamento bidirecional aos seus veículos, permitindo que os clientes usem a energia armazenada nas baterias dos carros para alimentar as suas casas ou devolver à rede elétrica.
Soluções de Carregamento Convenientes para Clientes
Para tornar a experiência de ser proprietário de um Polestar ainda mais conveniente, a marca está a expandir o acesso aos seus clientes a uma rede global de pontos de carregamento de alto desempenho. Na Europa, os clientes têm acesso a mais de 850.000 pontos de carregamento, incluindo os Tesla Superchargers, e na América do Norte, podem utilizar mais de 17.800 Superchargers, com um adaptador NACS.
Com este novo plano estratégico e uma gama de inovações no horizonte, a Polestar está determinada a reforçar a sua posição como uma das principais marcas globais de veículos elétricos premium, alinhando-se com a crescente demanda por sustentabilidade e soluções de mobilidade inteligente.