Portugal brilha no Madrid Fusión 2025 com Chefs e produtos que celebram tradição, inovação e sustentabilidade

Portugal marcou presença no Madrid Fusión, um dos congressos gastronómicos mais prestigiados do mundo, que reúne anualmente os maiores nomes da gastronomia global.

512
Portugal no Madrid Fusión
Portugal brilha no Madrid Fusión 2025 com Chefs e produtos que celebram tradição, inovação e sustentabilidade - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas) - foto de arquivo

Entre 27 e 29 de janeiro, Portugal teve uma presença de destaque no Madrid Fusión, um dos congressos gastronómicos mais importantes do mundo, que anualmente reúne os maiores nomes da gastronomia global. Este ano, o evento foi promovido pelo VisitPortugal, com uma representação nacional de peso, composta por chefs renomados que reforçaram a qualidade da gastronomia portuguesa, alinhando-se com o lançamento da nova campanha “Portugal, uma receita por escrever”.

O Madrid Fusión é uma plataforma de inovação, tendências emergentes e práticas sustentáveis, reunindo chefs, produtores e especialistas de todo o mundo. A edição deste ano foi marcada por apresentações que celebraram tanto a tradição quanto a inovação, características que definem a culinária portuguesa.

No primeiro dia, 27 de janeiro, a Chef Marlene Vieira, uma das grandes referências da gastronomia contemporânea portuguesa, subiu ao palco com a sessão “Pratos com História”. Reconhecida pela sua habilidade em fundir tradição e inovação, Marlene explorou o poder narrativo da cozinha e apresentou pratos que refletem a rica essência cultural de Portugal. No mesmo dia, o Chef Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, participou numa mesa-redonda sobre “Inovação e Sustentabilidade na Gastronomia: Rumo a uma Cozinha sem Desperdícios”, destacando as práticas sustentáveis do seu restaurante e a valorização de produtos locais do Ribatejo.

Já no dia 28 de janeiro, o Chef João Sá, responsável pelo restaurante Sála e detentor de uma estrela Michelin, partilhou a sua visão sobre como os ingredientes portugueses podem dialogar com influências globais de maneira surpreendente e harmoniosa, trazendo à tona uma cozinha contemporânea de excelência.

No último dia, 29 de janeiro, foi a vez da panificação portuguesa brilhar, com Elisabete Ferreira, recentemente eleita Melhor Padeiro do Mundo 2024, a subir ao palco para a apresentação “Panificação Sustentável com Tradição e Inovação”. Elisabete, Diretora Executiva da Pão de Gimonde, prestou um tributo à arte da panificação, celebrando a fusão entre tradição e sustentabilidade. No mesmo dia, no âmbito do MF The Wine Edition – Tasting Room, o enólogo Tiago Macena, aluno do Stage 3 do Institute of Masters of Wine, conduziu uma prova de vinhos intitulada “Wines of Portugal: A Journey Through Varieties and Styles”, uma experiência que celebrou a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses.

A participação de Portugal no Madrid Fusión 2025 segue-se a outros momentos de grande visibilidade internacional, como o convite do país para o San Sebastián Gastronomika 2024 e o Taste of London 2023. Estas iniciativas, impulsionadas pelo Turismo de Portugal, reafirmam a posição do país no mapa global da gastronomia, destacando a sua riqueza culinária, aliando tradição, inovação e sustentabilidade.

aNOTÍCIA.pt