Braga e Benfica sagram-se Campeões Europeus de Corta-Mato

As equipas do Braga, na prova absoluta feminina, e do Benfica, na estafeta mista, sagraram-se hoje campeões europeus de corta-mato

0
164
Campeões Europeus de Corta-Mato
Braga e Benfica sagram-se Campeões Europeus de Corta-Mato - ®DR

As equipas do Sporting Clube de Braga, na prova absoluta feminina, e o Sport Lisboa e Benfica, na estafeta mista, sagraram-se hoje campeões europeus de corta-mato, numa prova integrada no Crosse das Amendoeiras em Flor, que se realizou na Aldeia das Açoteias (Albufeira). O Benfica também se sagrou vice-campeão em absolutos masculinos, e o Sporting Clube de Portugal conseguiu o bronze em absolutos masculinos e na estafeta mista.

A 48ª edição do Crosse das Amendoeiras em Flor, que integrou mais uma vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-mato deu-nos a conhecer uma excelente jornada para o meio-fundo português, com a conquista de três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Esplendorosa a prova sénior feminina, que Francine Niyomukunzi, da equipa italiana Cus Pro Patria Milano, venceu. A atleta do Burundi, que competiu nas finais dos 5.000 m e dos 10.000 m nos Jogos Olímpicos de Paris, assumiu o comando desde o início, e venceu com uma vantagem de mais de 30 segundos sobre Bahar Yildirim do Fenerbahce. Excelente a prova da portuguesa Mariana Machado, sempre a controlar, atrás das duas primeiras, conseguindo destacar-se na última volta para subir ao terceiro lugar do pódio, servindo de exemplo, e “reboque” para espanhola Maria Forero (vice-campeã europeia de sub-23 no mês passado, na Turquia, com ambas a garantirem uma pontuação muito boa para o coletivo minhoto que viu Laura Taborda chegar em 13º lugar assegurando assim o oitavo título europeu do Sporting Clube de Braga. O Bilbau Atletismo Santutxu ficou com a prata, enquanto o bronze foi para o Fenerbahçe. A formação do Recreio de Águeda terminou em 12.º lugar, com Carla Martinho a ser a sua melhor representante em 17.º lugar.

Benfica campeão na estafeta

Foi a última prova do programa, mas foi a “cereja no topo do bolo”, com a equipa do Benfica a fazer uma exibição prodigiosa na recente Estafeta Mista, que nas três edições anteriores fora um exclusivo do Playas de Castelon (três presenças, três triunfos).

A chave do triunfo esteve na queniana Sheila Jebet, que recebeu o testemunho de José Carlos Pinto no primeiro lugar, mas soube conquistar uma grande vantagem no final do seu percurso, para entregar com segurança a Isaac Nader. O campeão nacional de estrada não se atemorizou e manteve essa diferença para as equipas adversárias e continuou isolado na passagem de testemunho a Salomé Afonso. Esta não se atemorizou nem tremeu quando a experiente Winnie Naniondo reduziu algum espaço, para saber jogar a sua cartada no momento certo, assegurando um título inédito para as equipas portuguesas.

Mais para trás, a equipa do Sporting (João Pedro Santos, Marta Castro, Nuno Pereira e Patrícia Silva) conseguia superar algumas desvantagens e terminar no terceiro lugar.

Benfica e Sporting no pódio sénior masculino

Excelente também a prestação das equipas portuguesas na principal prova masculina, que só encontrou oposição na super formação espanhola do Playas de Castellon, que conseguiram o seu terceiro triunfo consecutivo, graças ao triunfo do atleta do Burundi Rodrigue Kwizera (em processo de adquirir a nacionalidade espanhola) e do segundo lugar do seu ex e futuro compatriota, Thierry Ndikumwenayo (espanhol desde o ano passado), complementados pelo sétimo lugar de Miguel Martinez.

Quanto às equipas portuguesas, o reforço queniano do Sporting, Charles Rotich, conseguiu chegar ao terceiro lugar individual, enquanto o do Benfica, Gideon Rono, foi apenas quinto, mas os campeões nacionais de corta-mato e estrada tinham na formação Miguel Moreira, que terminou em oitavo lugar, e Etson Barros, que fechou na 15ª posição, ultrapassando o sportinguista Ruben Amaral (terceiro elemento do Sporting, atrás de Rui Pinto, 12.º classificado), fechando assim a classificação com o Benfica a assegurar o segundo lugar do pódio coletivo, enquanto o Sporting subiu ao terceiro lugar.

Provas para atletas sub-20 proporcionam triunfo individual ao Sporting

O Sporting conseguiu uma proeza individual na prova feminina de sub-20, com o triunfo solitário de Hawi Abera, que no ano passado foi segunda classificada nos 1500 metros dos Jogos de África, que deixou a segunda classificada, a turca Edibe Yagiz, a um minuto e 14 segundos.

Ainda assim, não foi suficiente para levar a formação leonina ao pódio, ficando as leoas a um pódio do pódio. Lara Costa (14ª) e Carolina Correia (15ª), também pontuaram.

A formação portuguesa do Núcleo Barrosas Amador ficou na 11ª posição.

Em masculinos, o Sporting, sem “reforço” estrangeiro, foi quinto classificado, com o seu melhor elemento a ser Francisco Jogo, na 16ª posição, pontuando ainda os atletas Afonso Oliveira (41º) e Tomás Costa (42º).

Na mesma prova, o Núcleoeiras terminou em 12º lugar, com o seu melhor elemento a ser Guilherme Filipe, no 23.º lugar.

Resultados completos disponíveis aqui.

aNOTÍCIA.pt