“Implante”: Uma nova gama de vinhos alentejanos que respeita a Longevidade das Vinhas

A Cas'Amaro lança a gama Implante , constituída por dois vinhos tintos alentejanos, das colheitas de 2022 e 2023, que surpreendem pela sua qualidade e autenticidade

0
291
Implante vinhos
“Implante”: Uma nova gama de vinhos alentejanos que respeita a Longevidade das Vinhas - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

A Cas’Amaro acaba de lançar uma nova linha de vinhos que promete agradar aos apreciadores mais exigentes: a gama Implante. Composta por dois vinhos tintos, das colheitas de 2022 e 2023, esta série surge com o objetivo de destacar a autenticidade e a qualidade que a região do Alentejo oferece, mais precisamente da zona de Estremoz, famosa pelo seu terroir único.

A Herdade do Monte do Castelête, que está por trás da criação dessa gama, foi escolhida não só pela sua localização privilegiada e beleza natural, mas também pelo valor imensurável do seu solo. Rui Costa, diretor-geral da Cas’Amaro, explica que a ideia de criar o nome “Implante” para os vinhos surgiu a partir dos processos de revitalização e replantio da vinha, sempre com um olhar atento às castas autóctones e ao método de produção biológico. O nome “Implante” é, assim, uma homenagem ao ato de cultivar e perpetuar as plantas, simbolizando a paixão pela inovação, sem nunca perder de vista a tradição.

Rui Costa
Rui Costa, diretor-geral da Cas’Amaro, na apresentação dos dois vinhos – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Implante Tinto 2022 elaborado com as castas Aragonês, Castelão e Trincadeira, foi parcialmente envelhecido em barricas de carvalho usadas e outra parte em cubas de inox, o que lhe confere uma complexidade intrigante. De cor rubi intensa, apresenta aromas de frutos vermelhos maduros, com um toque subtil de caramelo. No paladar, é elegante, com taninos sedosos, ideal para acompanhar pratos típicos alentejanos como migas com entrecosto ou carne assada no forno.

Já o Implante Tinto 2023, feito exclusivamente com a casta Tinta Caiada, traz um perfil fresco e autêntico, fiel ao terroir da região. A cor rubi vibrante e os aromas de frutos do bosque antecipam um vinho leve, com taninos suaves e redondos. Este tinto combina perfeitamente com pratos de carne mais robustos, como borrego assado ou javali estufado.

Além de ser um tributo à diversidade dos solos alentejanos, com predominância de calcários vermelhos e xisto, a gama Implante destaca-se também pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Ambos os vinhos possuem a certificação vegan, o que os torna uma opção ainda mais atrativa para quem se preocupa com o meio ambiente. A produção é limitada, com apenas 4 mil garrafas da colheita de 2023 e 7 mil da de 2022, o que torna cada garrafa ainda mais exclusiva.

aNOTÍCIA.pt