
Cascais será o palco da primeira edição das Jornadas Portuguesas de Gastronomia, nos dias 20 e 21 de março de 2025. Com o tema “A Doçaria Portuguesa: passado, presente e futuro”, o evento tem como objetivo promover e valorizar a rica tradição gastronómica de Portugal, destacando a diversidade das suas regiões. Organizadas pela Câmara Municipal de Cascais, as jornadas contarão com a participação de especialistas renomados na área da gastronomia.
O programa das Jornadas Portuguesas de Gastronomia inclui palestras sobre doces emblemáticos, como as queijadas de Sintra e o pudim abade de Priscos, além de uma mesa-redonda sobre as origens da doçaria portuguesa e o processo de qualificação da doçaria de Cascais. O evento também se dedicará à inovação e sustentabilidade na doçaria, com debates e oficinas práticas, incluindo a transformação de doces tradicionais em bebidas e abordagens moleculares.
No jantar de encerramento, que celebrará o 138.º aniversário do príncipe D. Luís Filipe de Bragança, será servido um menu inspirado na cozinha das mesas régias. As inscrições são gratuitas, mas limitadas, e abertas ao público em geral. Esta é uma oportunidade imperdível para explorar a história, a cultura e a evolução da doçaria portuguesa e fortalecer a visibilidade da gastronomia nacional.
Poderá obter mais informações e efetuar a inscrição no site oficial do Município de Cascais