Volta ao Alentejo: Davide Stella vence em Grândola

Davide Stella venceu a 2ª etapa da Volta ao Alentejo em Grândola, superando Noah Hobbs, que manteve a liderança da geral.

302
Davide Stella Volta ao Alentejo
Volta ao Alentejo: Davide Stella vence em Grândola - ®DR

Após conquistar, em janeiro, uma etapa no Tour de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, o jovem italiano Davide Stella, de apenas 18 anos, voltou a brilhar ao vencer a 2ª etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, disputada em Grândola. Com uma performance impressionante, superou o líder da geral, Noah Hobbs, e levou a melhor na chegada.

Durante a corrida, as bonificações mexeram com a classificação geral, onde Fábio Costa (Anicolor/Tien 21) chegou a almejar a liderança, ocupando a terceira posição antes da chegada. Contudo, a forte aceleração final da Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, com Leangel Liñarez a preparar a vitória, desfez as esperanças de Costa.

No meio disso, destaque também para João Martins (Rádio Popular/Paredes/Boavista), que iniciou o dia em Castro Verde a ser saudado pelo público e pelos colegas de equipa, que cantaram “Parabéns a você” pelos seus 21 anos. Martins foi o melhor português da etapa e ocupa também essa posição na classificação geral.

A etapa contou com uma fuga de quatro ciclistas que se manteve na frente durante 147 quilómetros, alcançando uma vantagem máxima de 4’05” a 10 quilómetros da chegada a Grândola. No entanto, a fuga foi sempre controlada pela EF Education/Aevolo, equipa de Noah Hobbs, camisola amarela da prova.

A classificação da montanha também teve emoção, com Pedro Pinto (Efapel Cycling) a assumir a liderança na Serra de Grândola, após somar pontos importantes, a única classificação em que Noah Hobbs não domina.

A vitória de Davide Stella e a manutenção de Noah Hobbs na liderança confirmam a aposta da Podium Events nas equipas de formação do WorldTour e do ProTour presentes nesta edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

Classificação da Etapa
1º – Davide Stella (ITA, UAE Team Emirates/Gen Z), 4h06’14” (média de 41,790 km/h)
2º – Noah Hobbs (GBR, EF Education/Aevolo), m.t.
3º – German Nicolas Tivani (ARG, Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), m.t.
4º – Iker Bonillo (ESP, Euskalter/Euskadi), m.t.
5º – Santiago Mesa (COL, Efapel Cycling), m.t.

Classificação Geral
1º – Noah Hobbs (GBR, EF Education/Aevolo), 4h45’43”
2º – German Nicolas Tivani (ARG, Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), a 3”
3º – Davide Stella (ITA, UAE Team Emirates/Gen Z), a 6”
4º – Jenthe Verstraete (BEL, EF Education/Aevolo), a 10”
5º – Mathias Schwarzbacher (SVK), a 12”

Equipas: Caja Rural/Alea
Pontos: Noah Hobbs (GBR, EF Education/Aevolo)
Montanha: Pedro Pinto (Efapel Cycling)
Juventude: Noah Hobbs (GBR, EF Education/Aevolo)

A terceira etapa será disputada esta sexta-feira, ligando Carvalhal (Grândola) a Arraiolos, com 180 quilómetros, o percurso mais longo da Volta ao Alentejo. A partida está marcada para as 11h30, com metas volantes em Alcácer do Sal, Alcáçovas e Montemor-o-Novo, além de contagens de montanha na Serra do Monfurado e em Arraiolos (ambas de 4ª categoria). A chegada está prevista para as 15h58, na “Capital dos Tapetes”.

aNOTÍCIA.pt