Noah Hobbs reforça liderança na Volta ao Alentejo com vitória na etapa mais longa da alentejana

Noah Hobbs venceu a etapa mais longa da Volta ao Alentejo, reforçando sua liderança, enquanto Fábio Costa subiu ao terceiro lugar e a luta pela vitória continua acesa.

291
Noah Hobbs Volta ao Alentejo
Noah Hobbs reforça liderança na Volta ao Alentejo com vitória na etapa mais longa da alentejana - ®DR

A etapa mais longa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que ligou Carvalhal, no concelho de Grândola, a Arraiolos, foi conquistada pelo líder da prova, o britânico Noah Hobbs (EF Education/Aevolo), que repetiu o triunfo alcançado em Moura, reforçando ainda mais a sua liderança.

Esta etapa da Volta ao Alentejo foi disputada num intenso duelo entre Noah Hobbs e o argentino Germán Nicolás Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho). Tivani venceu a meta volante de Alcáçer do Sal, com Hobbs a ser segundo, mas na chegada à meta a situação inverteu-se, com o britânico a levar a melhor. À partida, a diferença entre ambos era de apenas 3 segundos, mas ao final da etapa essa vantagem cresceu para 6 segundos, com Hobbs a consolidar o seu lugar na liderança da “Alentejana”.

O italiano Davide Stella, vencedor da etapa em Grândola, desapareceu dos 15 primeiros da classificação geral, não resistindo ao forte ritmo imposto pela equipa do líder e acabando por ceder. O português Fábio Costa (Anicolor/Tien 21) subiu para o terceiro lugar na geral.

A tirada foi marcada por uma fuga de três corredores que resistiu por 131 quilómetros, sendo anulada apenas a 16 quilómetros da chegada, quando a vantagem dos fugitivos chegou a ser de 4’25”. Durante boa parte da etapa, Sérgio Guerrling (Caja Rural/Alea) esteve na liderança da classificação geral, usando as bonificações das metas volantes para acumular tempo, mas também sucumbiu à aceleração da equipa de Hobbs.

Pedro Pinto (Efapel Cycling) também teve uma excelente performance, reforçando a sua liderança na montanha ao vencer a contagem situada a 2,4 quilómetros da chegada. A Anicolor/Tien 21 tentou responder com um ataque de Alexis Gerin no final da etapa, mas o cenário permanece aberto para a jornada deste sábado, que promete ser de grande luta pelo triunfo na Volta ao Alentejo Crédito Agrícola.

Atento a qualquer oportunidade está o segundo classificado da Volta a Portugal 2023, vencedor do contrarrelógio de Viana do Castelo e da ascensão ao Alto de Santa Luzia. Ele ocupa o 11º lugar da geral, a 27 segundos, com a equipa Euskaltel/Euskadi muito forte e a lutar para reduzir essa desvantagem.

Tudo está em aberto para a etapa deste sábado, que termina em Castelo de Vide, onde os ciclistas enfrentarão seis contagens de montanha, começando pelo Cabeço do Mouro (Portalegre).

No final da etapa, Noah Hobbs, o líder da geral, expressou satisfação com a sua performance: “Está a ser uma corrida excecional. Os seis segundos podem ser suficientes para ganhar a Volta, e as montanhas também são o meu terreno”, afirmou o britânico.

Classificação da Etapa
1º – Noah Hobbs (GBR) – EF Education/Aevolo, 4h13’54” (média de 42.536 km/h)
2º – Germán Nicolás Tivani (ARG) – Aviludo/Louletano/Loulé Concelho, m.t.
3º – Xabier Berasategi (ESP) – Euskaltel/Euskadi, m.t.
4º – Theodor Obholzer (GBR) – Óbidos Cycling Team, m.t.
5º – Mathias Schwarzbacher (SVK), m.t.

Classificação Geral
1º – Noah Hobbs (GBR) – EF Education/Aevolo, 11h09’25”
2º – Germán Nicolás Tivani (ARG) – Aviludo/Louletano/Loulé Concelho, a 6″
3º – Fábio Costa (POR) – Anicolor/Tien 21, a 22″
4º – Jenthe Verstraete (BEL) – EF Education/Aevolo, m.t.
5º – Xabier Berasategi (ESP) – Euskaltel/Euskadi, a 23″

Equipas: Euskalter/ Euskadi
Pontos: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)
Montanha: Pedro Pinto (Efapel Cycling)
Juventude: Noah Hobbs/GBR (EF Education/Aevolo)

A quarta etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, considerada a tirada rainha, terá lugar este sábado, ligando Monforte a Castelo de Vide, com uma distância de 147,7 quilómetros. A partida será às 11h30, com metas volantes em Arronches, Portalegre e Castelo de Vide, e seis contagens de montanha, incluindo o Cabeço do Mouro (2ª categoria), Serra de São Mamede, Porto Espada, Marvão e duas passagens pela Serra de São Paulo/Senhora da Penha (todas de 3ª categoria). A chegada à “Sintra do Alentejo” está prevista para as 15h39.

aNOTÍCIA.pt