David Peña brilha na ‘Etapa Rainha’ e assumiu a luta pela vitória na Volta ao Alentejo

David Jesus Peña venceu a "Etapa Rainha" da Volta ao Alentejo, subindo ao 3º lugar da geral, a apenas 7 segundos do líder Noah Hobbs, com a última etapa a ser disputada este domingo.

237
David Peña
David Peña brilha na 'Etapa Rainha' e assumiu a luta pela vitória na Volta ao Alentejo - ®DR

David Jesus Peña, o “Cafetero”, foi a grande estrela da “Etapa Rainha” da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que ligou Monforte a Castelo de Vide, num percurso de 147,7 km e com seis contagens de montanha, incluindo a subida ao Cabeço do Mouro. O ciclista colombiano, de 24 anos, conquistou a vitória com autoridade, repetindo o feito de Rinaldo Nocentini, que triunfou em 2017, precisamente em Castelo de Vide, com a equipa Sporting/Tavira.

Peña, natural de Zipaquirá, ascendeu ao 3º lugar da classificação geral, ficando a apenas 7 segundos de Noah Hobbs (EF Education/Aevolo), o atual líder. Com a vantagem das bonificações das metas volantes e da chegada, Peña mantém-se firme na luta pela vitória final da prova.

O colombiano fez sua estreia em Portugal no Grande Camiño, com início em território português e principais etapas na Galiza, onde alcançou o 11º lugar na classificação geral e, posteriormente, terminou em 6º no Troféu Internacional da Arrábida.

A etapa de hoje foi marcada por várias fases intensas, com ataques sucessivos. Um primeiro grupo de 22 corredores destacou-se no início, mas foi neutralizado pela equipa Efapel Cycling, que trabalhava para manter a liderança de Pedro Pinto, “Rei da Montanha”, que venceu três contagens: Cabeço do Mouro, São Mamede e Marvão. Já na primeira passagem por Castelo de Vide, German Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) venceu a meta volante e diminuiu a diferença para a camisola amarela, chegando a reduzir para 3 segundos, o que aumentou ainda mais a emoção da etapa.

Na Serra de São Paulo, formou-se um grupo de dez corredores que atacou com força, com Alexis Guerin (Anicolor/Tien 21) e Txomin Juaristi (Euskaltel/Euskadi) a menos de meio minuto de Noah Hobbs. Chegaram a ter 35 segundos de vantagem e até tomaram a liderança provisória. No entanto, a fuga foi anulada e, após a segunda passagem pela montanha, Juaristi voltou a atacar, mas o trabalho da Rádio Popular/Paredes/Boavista, que queria levar a vitória na etapa, resultou numa junção do pelotão. Foi no empedrado da “Sintra do Alentejo” que Peña mostrou sua força, superando todos na reta final.

Na classificação final da etapa, Peña levou a melhor, com um tempo de 3h30’02” (média de 42,193 km/h), seguido de Pau Marti (Euskaltel/Euskadi), Mathias Schwarzbacher (SVK), Xabier Berasategi (Euskaltel/Euskadi) e German Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho). Noah Hobbs, atual líder da geral, terminou a 6 segundos do vencedor.

Classificação Geral:

1º – Noah Hobbs (EF Education/Aevolo), 15h29’33” 2º – German Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), a 6″ 3º – David Jesus Peña (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense), a 7″ 4º – Pau Marti (Euskaltel/Euskadi), a 13″ 5º – Xabier Berasategi (Euskaltel/Euskadi), a 16″

Na classificação de Equipas, a liderança é da Rádio Popular/Paredes/Boavista, enquanto na classificação por Pontos, Noah Hobbs segue na frente. Pedro Pinto (Efapel Cycling) mantém a camisola de “Rei da Montanha”, e Noah Hobbs também lidera a classificação da Juventude.

Este domingo, a quinta e última etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola terá um percurso de 151,1 km, ligando Estremoz a Évora. A etapa começa às 11h45, com metas volantes em Elvas, Vila Viçosa e Redondo, além de uma contagem de montanha em Vila Boim (4ª categoria). A chegada está prevista para as 15h25 na Praça do Giraldo, em Évora.

aNOTÍCIA.pt