
Aos 20 anos, o britânico Noah Hobbs (EF Education/Aevolo) conquistou a Volta ao Alentejo, tornando-se o mais jovem ciclista a vencer a competição. Além do título na classificação geral, Hobbs brilhou com triunfos nas etapas de Moura e Arraiolos, garantindo também as camisolas dos Pontos e da Juventude. O jovem talento ainda alcançou dois segundos lugares em Grândola e Évora, reforçando a sua consistência ao longo da prova.
Demonstrando maturidade e um grande potencial, o londrino confirma-se como uma promessa do ciclismo e tem caminho aberto para integrar a equipa principal da EF Education, onde corre o português Rui Costa.
A última etapa, entre Estremoz e Évora (151,1 km), foi marcada por um forte ritmo, com uma média impressionante de 47,375 km/h. O vencedor foi o italiano Luca Giaimi (UAE/Team Emirates/Gen-Z), que resistiu à perseguição do pelotão e cortou a meta com dois segundos de vantagem sobre Hobbs. Giaimi sai de Portugal com duas vitórias, as primeiras da sua carreira, depois de também ter vencido o Troféu Internacional da Arrábida.
Durante boa parte da corrida, a camisola amarela esteve nas mãos do basco Gotzon Martin (Euskaltel/Euskadi), que integrou a fuga do dia e chegou a ter 1’50’’ de vantagem sobre o pelotão. No entanto, o trabalho da EF Education/Aevolo garantiu que Martin fosse alcançado nos dois quilómetros finais.
A equipa Aviludo/Louletano/Loulé Concelho apostou tudo em German Nicolas Tivani, na esperança de que uma vitória na etapa e as bonificações lhe dessem o título. Contudo, o argentino terminou em quinto, longe do objetivo.
Destaque também para Pedro Pinto (Efapel Cycling), que garantiu a classificação da Montanha, e para a Rádio Popular/Paredes/Boavista, vencedora da classificação coletiva. Tiago Antunes (Efapel Cycling) foi o melhor português na geral, enquanto David Jesus Peña (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense) assegurou o terceiro lugar do pódio.
Classificações da Etapa
Vencedor: Luca Giaimi (UAE/Team Emirates/Gen-Z) – 3h11’22’’ (47,375 km/h)
Noah Hobbs (EF Education/Aevolo) +2’’
Leangel Linarez (Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua) m.t.
Davide Stella (UAE/Team Emirates/Gen-Z) m.t.
German Nicolas Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) m.t.
Classificação Geral Final da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola
Noah Hobbs (EF Education/Aevolo) – 18h40’51’’
German Nicolas Tivani (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) +12’’
David Jesus Peña (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense) +13’’
Pau Marti (Israel/Premier Tech Academy) +19’’
Xabier Berasategi (Euskaltel/Euskadi) +22’’
Outras Classificações
Equipas: Rádio Popular/Paredes/Boavista
Pontos: Noah Hobbs (EF Education/Aevolo)
Montanha: Pedro Pinto (Efapel Cycling)
Juventude: Noah Hobbs (EF Education/Aevolo)
Hobbs entra para a história da Volta ao Alentejo como um dos ciclistas mais promissores da nova geração.