
Nos próximos dias 5 e 6 de abril (sábado e domingo), e no dia 7 de abril (Dia Nacional dos Moinhos), celebra-se a 19ª edição do Moinhos Abertos, com a participação de moinhos de todo o país. Durante este fim de semana, os moinhos estarão de portas abertas, oferecendo entrada gratuita para todos!
Esta iniciativa, que já se consolidou como um grande movimento de cidadania, mobilização e voluntariado, contará com a participação de:
-
331 moinhos (119 isolados e 214 em núcleos moageiros)
-
18 distritos do continente
-
2 ilhas da Região Autónoma dos Açores
-
66 municípios
O conceito desta ação é simples: abrir o maior número possível de moinhos em todo o país, permitindo o acesso livre ao público.
O Moinhos Abertos é uma atividade de âmbito nacional e gratuita, com o objetivo de sensibilizar os portugueses para o valor patrimonial inestimável dos moinhos tradicionais. O projeto visa reunir esforços de proprietários, associações, autarquias, museus, investigadores, especialistas e entusiastas para a preservação e divulgação deste importante património.
Promovida desde 2007 pela Etnoideia e com o apoio da TIMS (Sociedade Internacional de Molinologia), esta iniciativa tem um alcance internacional, sendo divulgada em diversos países.
Além de valorizar o património, o evento oferece uma oportunidade para identificar desafios e soluções, promover novas ideias e até realizar pequenas intervenções de conservação (como limpezas, pinturas ou reparações) com a colaboração de ativistas e visitantes, contribuindo para a preservação dos moinhos e a criação de dinâmicas em torno deles.
Poderá encontrar mais informações em http://www.moinhosdeportugal.org/ws/