Mário Santos vence com o seu talento a etapa centro do Chefe do Ano

Mário Santos, cozinheiro do Rossio Gastrobar, sagrou-se vencedor da segunda etapa regional do Chefe do Ano, com menu inovador e saboroso.

373
Mário Santos
Mário Santos vence com o seu talento a etapa centro do Chefe do Ano - ®DR

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, foi palco de uma animada competição culinária ao acolher, a segunda etapa regional da prestigiada 36.ª edição do Chefe do Ano. Após intensas horas de prova e avaliação rigorosa de um painel de jurados de excelência, o talentoso Mário Santos, do Rossio Gastrobar em Lisboa, sagrou-se o grande vencedor desta etapa crucial.

A competição foi acirrada, com pratos de elevada qualidade a serem apresentados pelos concorrentes. No entanto, o menu inovador e tecnicamente impecável de Mário Santos conquistou o paladar e a exigência do júri. O cozinheiro de 32 anos seduziu com a sua proposta, que incluiu uma criativa entrada vegetariana de “Ovo, romesco, vegetais”, um reconfortante prato de “Bacalhau, grão e salsa”, um saboroso prato de “Boi minhoto, bimis e arroz de cogumelos” e uma surpreendente sobremesa que explorou a harmonia de sabores com “Laranja, chocolate e azeite”.

Visivelmente emocionado após ouvir o seu nome como vencedor, Mário Santos partilhou a sua satisfação: “A prova correu muito bem e consegui fazer exatamente aquilo a que me propus. Claro que há sempre espaço para melhorar, mas estou muito satisfeito com o resultado! Fiquei mesmo feliz por vencer — desde janeiro que ando a pensar nisto, a conciliar o concurso com o trabalho e a vida pessoal. Ganhar é, sem dúvida, uma recompensa incrível por todo o esforço!”.

A cerimónia de entrega de prémios foi o culminar de um dia dedicado à alta gastronomia e seguiu-se a um almoço especial, confecionado com mestria pelos chefes anfitriões Tiago Costa e João Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

A exigente tarefa de avaliar os pratos dos concorrentes ficou a cargo de um painel de jurados de renome, composto por figuras proeminentes da culinária nacional: Jorge Fernandes, do Memmo Hotels, Louis Anjos, do Al Sud Palmares, em Lagoa (distinguido com uma estrela Michelin), Paulo Pinto, da ACPP, em Portimão, e Vladmir Veiga, do Lab by Sergi Arola, em Sintra (também com uma estrela Michelin).

Para além do vencedor, a etapa Centro contou com a participação de outros talentosos cozinheiros que demonstraram o elevado nível da gastronomia portuguesa. Bruno Garcia, do Fortaleza do Guincho, em Cascais, alcançou o segundo lugar, enquanto Afonso Alves, do Mezze, em Lisboa, conquistou o terceiro lugar. Participaram ainda nesta etapa os concorrentes Ricardo Campos (Pestana Vintage Porto), João Brás (Restaurante Xisto) e Diogo Carvalho (Via Graça).

Com a etapa Centro concluída com sucesso, o Chefe do Ano, o mais antigo e prestigiado concurso de cozinha para profissionais em Portugal, prepara-se agora para rumar ao Norte do país. A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto será o palco da derradeira etapa regional, agendada para o dia 29 de abril.

aNOTÍCIA.pt