Show do Benfica: seis golos selam vitória folgada sobre o AVS

Benfica domina do início ao fim da partida no Estádio da Luz e vence o AVS com triunfo expressivo na 31.ª jornada

165
Benfica AVS
Show do Benfica: seis golos selam vitória folgada sobre o AVS - ©Joaquim Machado

O Benfica recebeu e venceu o AVS no Estádio da Luz, por 6-0, em jogo da 31.ª jornada da Liga Portugal, numa tarde que começou com uma sentida homenagem ao Papa Francisco. O minuto de silêncio sublinhou a ligação do líder religioso ao mundo do futebol, recebendo aplausos da massa adepta presente.

 O apito inicial trouxe um lance de perigo imediato, com Trubin e Akinsola a protagonizarem um choque na área encarnada. Apesar do susto, o Benfica não se intimidou e tomou as rédeas da partida. Um golo madrugador de Akturkoglu foi invalidado pelo VAR (4’), e o AVS respondeu com uma incursão perigosa de Akinsola (6’), travada por Carreras.

A bola parada revelou-se uma arma poderosa para o Benfica. Aos 8 minutos, Tomás Araújo abriu o marcador após um canto de Kökçü e um desvio de António Silva. Mais tarde, aos 26 minutos, a fórmula repetiu-se: canto de Dahl para Kökçü, cruzamento e golo de Pavlidis. Três minutos volvidos, Dahl voltou a ser decisivo, assistindo Amdouni para um golo de belo efeito (29’).

A defesa do AVS não conseguia conter o ímpeto ofensivo do Benfica, que explorava as debilidades adversárias para construir uma vitória que o aproxima do objetivo de liderar isoladamente o campeonato.

Aos 35 minutos, o AVS viu um lance de ataque ser invalidado por fora de jogo de Akinsola, após passe de Devenish. Pouco depois, foi a vez do Benfica ter um golo anulado por posição irregular de Pavlidis, após passe de Kökçü. No entanto, aos 40 minutos, Aktürkoglu fez o quarto golo do Benfica, aproveitando uma excelente jogada individual de Pavlidis na direita.

O Benfica chegou assim ao intervalo com uma vantagem confortável de 4-0, fruto de uma entrada avassaladora. A estratégia arriscada do AVS, com uma linha defensiva adiantada, concedeu muito espaço para a equipa encarnada explorar a área de Ochoa.

Após um início de segunda parte com algumas oportunidades, o ritmo do jogo pareceu abrandar, com o Benfica a controlar sem grande oposição do AVS. Aos 68 minutos, Aktürkoglu voltou a tentar a sorte de fora da área, após passe de Kökçü, mas sem sucesso.

O Benfica voltou a marcar aos 71 minutos, elevando a contagem para 5-0. Numa jogada rápida, Dahl lançou Belotti, que assistiu Aktürkoglu. O extremo turco devolveu a bola ao avançado italiano, que finalizou para o seu segundo golo em poucos dias, depois de ter marcado na Taça de Portugal. Este foi o quarto remate certeiro de Belotti desde que chegou ao clube.

Aos 80′, Belotti voltou a estar perto do golo. Lançado isolado, o avançado italiano viu o corte providencial de Devenish a impedir a finalização. No entanto, a bola ainda sobrou para Belotti, que rematou, mas sem a direção desejada. O avançado continua a procurar o seu segundo golo na partida.

Aos 82 minutos, o Benfica dilatou ainda mais a vantagem, com um golo de Nicolás Otamendi. Na sequência de um livre direto de Kökçü, defendido de forma incompleta por Ochoa, António Silva cruzou para o segundo poste, onde Otamendi surgiu para cabecear para o sexto golo da equipa encarnada.

O Benfica resolveu cedo o encontro frente ao AVS, com uma entrada demolidora que resultou em quatro golos na primeira parte. A segunda metade serviu para gerir a confortável vantagem, com a equipa a dilatar ainda mais o marcador para o 6-0 final. A vitória inquestionável demonstra a ambição do Benfica na luta pelo título, enquanto o AVS terá de retirar ilações de uma partida onde a estratégia inicial não surtiu efeito.

aNOTÍCIA.pt