Volvo arranca produção do novo EX30 na Bélgica para responder à forte procura europeia

A Volvo iniciou a produção do SUV elétrico EX30 na fábrica de Ghent, reforçando a sua aposta na eletrificação e na produção local para responder à forte procura europeia.

153
EX30
Volvo arranca produção do novo EX30 na Bélgica para responder à forte procura europeia - ®DR

A Volvo Cars deu início à produção do EX30, o seu novo SUV 100% elétrico, na fábrica de Ghent, na Bélgica. A decisão surge como resposta à crescente procura por este modelo no mercado europeu e alinha-se com a estratégia da marca sueca de produzir os seus veículos o mais próximo possível dos mercados onde são vendidos.

O arranque da produção do EX30 em Ghent assinala um novo capítulo na história desta unidade fabril, que celebra 60 anos em 2025, e traduz-se num significativo reforço industrial. A Volvo investiu cerca de 200 milhões de euros para preparar a fábrica para o novo modelo, incluindo a construção de um edifício para montagem de baterias, a instalação de quase 600 novos robôs, a expansão da linha de produção e o recrutamento de mais 350 trabalhadores.

“A produção europeia do EX30 é essencial para reforçarmos a nossa posição no segmento dos elétricos premium. Este passo permite-nos reagir de forma mais ágil à procura e reflete o nosso compromisso de construir os carros onde são mais procurados”, afirmou Francesca Gamboni, diretora de manufatura e cadeia de abastecimento da Volvo Cars.

Com esta aposta, a fábrica de Ghent prepara-se também para iniciar, até ao final do ano, a produção do EX30 Cross Country, uma variante mais robusta do modelo.

O CEO da unidade belga, Stefan Fesser, destacou o feito industrial: “Desde a decisão de trazer a produção do EX30 para Ghent no outono de 2023, conseguimos reduzir o tempo de industrialização para metade. É um marco que só foi possível graças à dedicação da equipa local.”

Este movimento estratégico vem ao encontro das metas europeias de sustentabilidade e competitividade, e consolida a posição da Volvo Cars na vanguarda da eletrificação automóvel. Entre Ghent e Torslanda, na Suécia, a marca já consegue fabricar dez modelos diferentes na Europa, entre elétricos e híbridos.

Além do EX30, a fábrica de Ghent já produz os modelos elétricos EX40 e EC40, bem como os híbridos XC40 e V60. Em 2024, esta unidade deverá alcançar uma produção de cerca de 186 mil veículos, reforçando o seu papel como uma das mais importantes infraestruturas industriais da marca no continente.

aNOTÍCIA.pt