Jorge Bolito vence etapa Norte do “Chefe do Ano” e garante lugar na final nacional

Jorge Bolito vence a etapa Norte da 36.ª edição do concurso “Chefe do Ano” e assegura um lugar na final nacional, em junho, em Lamego.

159
etapa Norte do Chefe do Ano
Jorge Bolito vence etapa Norte do “Chefe do Ano” e garante lugar na final nacional - ®DR

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto foi hoje palco da terceira etapa regional da 36.ª edição do concurso “Chefe do Ano”, o mais prestigiado certame de cozinha profissional em Portugal. O grande vencedor da etapa Norte do “Chefe do Ano” foi Jorge Bolito, cozinheiro de 37 anos do restaurante The Yeatman, que garantiu assim um lugar na final nacional, agendada para 4 de junho, em Lamego.

O pódio ficou completo com Vítor Miranda (Pena Park Hotel) em segundo lugar e João Fernandes (Hool Restaurante) em terceiro. Os restantes concorrentes desta etapa foram Tomás Sá Carneiro e Carlos Magalhães, ambos do restaurante Oculto (The Lince Santa Clara), e Hugo Pereira (Renaissance).

Para conquistar o júri, Jorge Bolito apresentou um menu composto por quatro criações: uma entrada vegetariana de “Couve-flor, daikon e cebola”, seguida de um prato de peixe — “Lombo de bacalhau, sames e nabiça” —, um prato de carne com “Leitão, arroz de fundo de tacho e miúdos”, e, para terminar, uma sobremesa que combinou “Laranja, azeite e baunilha”.

“Depois de ter chegado à final no ano passado, este ano decidi preparar-me de forma mais intensa e rigorosa. Exigi mais de mim nos treinos e procurei conselhos com o Diogo Novais Pereira, vencedor em 2024. Ganhar a final seria o início de algo muito bonito”, afirmou Bolito, visivelmente emocionado após ser anunciado como vencedor.

A cerimónia de entrega de prémios foi acompanhada por um almoço especial confecionado por Diogo Novais Pereira e Delfim Costa, chefes da casa. A avaliação esteve a cargo de um painel de prestígio, composto por António Bóia (Presidente de Júri, JNcQUOI Avenida), António Loureiro (Chefe do Ano 2014, restaurante A Cozinha), Andreia Moutinho (Chefe Pasteleira) e Rui Martins (Chefe do Ano 2016).

“Foi uma prova bastante consistente por parte de todos os concorrentes, o que tornou a nossa decisão particularmente difícil. O Jorge destacou-se pelo cuidado e dedicação evidentes no seu menu”, destacou a jurada Andreia Moutinho.

Com a etapa regional Norte concluída, o concurso segue agora para a grande final em Lamego, onde os seis melhores chefs do país disputarão o título de Chefe do Ano 2025. A lista final de finalistas será divulgada em breve.

Artigos relacionados:

Mário Santos vence com o seu talento a etapa centro do Chefe do Ano

Chefe do Ano 2025: Conhecidos os 18 Finalistas das Etapas Regionais

Chefe do Ano 2025 já tem inscrições abertas